Pular para o conteúdo principal

A verdade por trás dos treinamentos.


Por: João Baptista Vilhena
Na última vez escrevi sobre mitos e inverdades em treinamentos. Hoje quero fazer exatamente o contrário. Dessa forma, procurarei esclarecer que se o treinamento não funciona, a culpa não é da ferramenta, mas sim de quem a manipula.
Há quatro regras básicas que, se seguidas à risca, aumentam em muito a chance de um treinamento ser bem-sucedido. São elas:
1. Criatividade – Ninguém mais aguenta exercícios supermanjados, como o antigo “Viagem à Lua”. Além do mais, vive-se uma era em que a tecnologia está permanentemente presente em nossas vidas. Para ser bem-sucedido, um treinamento tem de envolver criativamente o participante, levando-o a internalizar conceitos sem ter de praticar a famosa “decoreba”. Também é preciso ter em mente que o modelo “cuspe e giz” já está esgotado. Treinamentos eficazes precisam envolver as pessoas.
2. Emoção e interesse – Houve uma época em que se chegou a pensar que os treinamentos deveriam, única e exclusivamente, estar voltados para o desenvolvimento da mente dos participantes. Era o tempo em que se acreditava que por meio de desafios cerebrais as pessoas aprenderiam mais. A experiência vem desmistificando essa ideia. É preciso estimular o lado emotivo dos participantes. Somente dessa forma é possível desenvolver a inteligência emocional, tão importante quanto a racionalidade na hora de vender produtos e serviços.
3. Pertinência – Não é pequeno o número de treinamentos que parecem “não ter nada a ver” com o objetivo que prometiam atingir. As gerações mais recentes são muito diretas e não gostam de ficar perdendo tempo com rodeios e abstrações que raramente contribuem para o correto entendimento da mensagem que se deseja transmitir. Assim sendo, quanto mais objetivo, curto e direto for o treinamento, melhor.
4. Compreensão – Muitos instrutores estão mais preocupados em fazer rir e relaxar do que com a ideia de passar uma mensagem lógica, clara, curta e direta. Nada contra o uso do humor no treinamento, muito pelo contrário. Mas devemos ter sempre em mente que ser engraçado é interessante, mas ser compreendido é essencial. De que adianta passar algumas horas muito legais se no fim não conseguimos sequer nos lembrar do tema-chave do encontro do qual participamos?
Posso garantir que as empresas que contratam treinamentos tendo em mente os quatro princípios descritos costumam comemorar o excelente resultado que obtêm do trabalho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...