Pular para o conteúdo principal

Características dos Profissionais de Sucesso.


Quais são as principais características dos profissionais de sucesso? Você sabe o que os diretores, gerentes e gestores de grandes organizações estão buscando dos profissionais? Hoje existem 4 características que são consideradas as mais procuradas:

1. SER DONO DO PROCESSO
Esta característica é o segredo de qualquer profissional em qualquer área. Lembrando que para ser dono do processo é necessário:
·         Comprometimento
·         Perseverança - nunca desistir
·         Sempre buscar algo a mais
·         Não fazer só o mínimo
2. DOMINAR A PARTE TÉCNICA
Esta característica é o mínimo esperado de um profissional. Para desenvolver a parte técnica é necessário:
·          Dominar no mínimo um idioma
·         Usar técnicas "modernas"
·         Global sourcing
·         Entender o cenário macro da sua área de atuação
3. CAPACIDADE DE APRENDIZADO
Esta característica é muito importante no profissional. Achar que já sabe de tudo é estagnar na carreira. É muito importante aprender:
·          Em cada negociação
·         Em cada processo
·         Em cada conversa
·         Participar de palestras
·         Ler livros
4. BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Ter um bom relacionamento dentro e fora da empresa é essencial. Conforme diz o ditado: "As pessoas são contratadas pela parte técnica, mas são demitidas/promovidas pela parte comportamental". Para desenvolver um bom relacionamento interpessoal é preciso:
·         Espírito de Equipe
·         Liderar pelo exemplo
·         Construir relacionamentos de longo prazo
DICA: Para desenvolver essas características, faça um plano de ação, estabelecendo metas profissionais tangíveis. Você pode começar fazendo as seguintes perguntas:
·         Na área em que atuo, como posso ser o dono do processo?
·         O que ainda falta para que eu domine a parte técnica da minha área de atuação?
·         Como posso aprender mais?
·         O que posso fazer para melhorar o meu relacionamento interpessoal e aumentar minha rede de networking?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...