Pular para o conteúdo principal

O carregador de malas que virou CEO.

Hoje, quando sentei para ler as notícias do dia, descobri  uma entrevista de Acácio Queiroz ,Ceo da Seguradora  Chubb do Brasil, empresa pioneira em seguros  populares, o meu interesse foi maior quando as perguntas caminharam para conceitos de liderança. Aprendemos muito conhecendo o pensamento e postura de grandes líderes, é sempre importante passarmos conhecimento e isto os grandes líderes fazem brilhantemente. A matéria e de Taís Laporta  e encontra-se na integra no economia .ig.com.br/carreiras.

Para ganhar uns trocados, ele carregava malas em uma rodoviária de Curitiba aos 11 anos. Hoje presidente e CEO da seguradora Chubb do Brasil, Acácio Queiroz assegura que subiu um degrau de cada vez até chegar ao topo. Vendia passagens de ônibus aos 13 anos, tornou-se gerente aos 16, e aos 24 já era diretor de uma empresa no Paraná.
Aos 64 anos, ele acorda todos os dias às 4h30 para ler o noticiário matinal. Autor da autobiografia “Minhas Bagagens”, lançada no mês passado, Queiroz fala sobre a consolidação dos seguros populares no Brasil e ensina o que aprendeu sobre liderança. Diz que falta disciplina e atenção entre os profissionais da geração “y”, e acredita que não se vai muito longe na carreira sem humildade. “Um líder deve servir antes de ser servido”.

Quais as qualidades essenciais de um líder?
Acima de tudo, ele precisa ter vontade de fazer os outros crescerem. Se ele não quer que os outros cresçam, é uma liderança questionável. Tive a oportunidade de treinar e preparar nove presidentes de empresas, mais de 15 vice-presidentes e 50 diretores. O líder deve gostar de pessoas e de se relacionar com elas. Deve investir nelas. E ser extremamente objetivo, transparente e honesto. Normalmente, ele fala aos liderados o que ele não gosta de escutar. É esta pessoa que quer que você cresça. Se ele só agrada, não serve para nada. Será um puxa saco. Antigamente, era mais fácil liderar, porque minha geração era super obediente. Nós vestíamos a melhor roupa quando o presidente visitava a empresa.
O líder nasce com essa capacidade ou ele pode adquirí-la?
Um líder nato não existe, ele é formado com o tempo. Mas é importante que goste de se relacionar. Tem gente que não gosta e eu respeito. É possível formar um líder, mas há coisas da liderança que nascem com você. O líder moderno está mais para servir do que pra ser servido. A coisa mudou. Há dois tipos de líderes: os diminuidores e os multiplicadores. Os primeiros tomam os méritos da equipe para si. Os segundos multiplicam a capacidade das pessoas.
Que conselho você dá para a geração que ingressa no mercado de trabalho e quer chegar ao topo?
Sempre digo que nunca atingi o sucesso. Tive êxitos, mas o sucesso ainda está por vir. Essa nova geração tem ambições, mas falta disciplina. O jovem quer ter êxito profissional, mas sem disciplina não irá a lugar algum. Ter talento é entregar mais do que se espera, o resto é conversa. A geração “y”, multifuncional, está um pouco limitada. Ela faz o necessário e só. Temos um trabalho muito grande para eles ficarem mais concentrados. Eles são muito distraídos, não entregam o que se espera e precisam dividir melhor seu tempo. Tem jovem que é um grande orador, mas não tem atitude. Eles também precisam ouvir, ler e estudar mais, ou ficarão para trás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...