"Quando li esse texto da revista VOCÊ SA pensei, não posso deixar de colocar no meu blog essas super dicas para meus amigos, então ai está.Aproveito para elogiar o trabalho desta revista que é de primeira qualidade,todo profissional deve ler os artigos que são excelentes."
Pesquisa mostra que
profissionais que se colocam à disposição para ajudar colegas são mais
reconhecidos e têm mais oportunidades de crescimento
Caroline Marino, da VOCÊ S.A
Quatro atitudes que reforçam a chamada cidadania organizacional
Esteja disponível
Para se destacar, é necessário ter
disposição para ajudar os demais. A capacidade técnica importa, mas o
profissional que vai além de sua função pelo bem-estar do grupo cresce muito
mais do que aquele igualmente capacitado que apenas age dentro de sua área.
Segundo ele, existem muitas ações que
podem facilitar a vida de quem trabalha na mesma empresa, como se mostrar
disponível para tirar eventuais dúvidas sobre prazos, custos e processos e
sempre entregar um trabalho bem-feito.
2 Faça aquilo que
ninguém quer fazer
Sabe aqueles trabalhos mais
operacionais que ninguém quer fazer, como marcar reuniões ou almoços e reservar
salas para eventos? Solidarizar-se para ajudar nessas tarefas mostra que você
olha para a empresa de forma geral e não se importa em fazer atividades mais
técnicas. Outra sugestão interessante é auxiliar as pessoas a realizar essas
tarefas de maneira mais rápida, se você tem facilidade para isso.
“Sempre há um atalho que pode facilitar
a vida de alguém. O Excel, por exemplo, possibilita concluir praticamente
qualquer estudo de demanda, venda, controle e resultado”, afirma Victor Vieira,
de 27 anos, gerente da rede de prestadores da Fácil Assit, empresa de
assistência 24 horas, de São Paulo.
3 Compartilhe
conhecimento
Se você tem domínio sobre algum
processo, como redigir propostas e navegar nas redes sociais, ou tem facilidade
em um segundo idioma, e percebe que um colega está com dificuldade, tente
ajudá-lo.
Não se trata de fazer por ele, e sim de
orientá-lo. “O que para alguém é uma dificuldade, para você pode ser algo
simples”, afirma Fernando Schmitt, diretor de unidades regionais da Amcham
Brasil. Por que não ajudar um colega a finalizar uma planilha? Isso gera
empatia.
4 Saiba receber
Seja atencioso com quem chega à empresa
ou muda de área. Mostrar como são os projetos e apresentar as pessoas são
atitudes simples, mas que mostram solidariedade.
Quando ainda estava
na sede da White Martins no Brasil, Felipe Siqueira se lembra de ter trabalhado
mais para ajudar uma funcionária que havia acabado de trocar de área. “Ela
ainda precisava dar atenção ao antigo setor. É uma troca”, diz Felipe. “Quando precisei,
também obtive ajuda.”
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