Pular para o conteúdo principal

10 dicas para fazer sua empresa dos sonhos se transformar em realidade


Todo empreendedor começa com uma boa ideia, que vai sendo aprimorada e pode se transformar ou não em um negócio de sucesso. Mas como fazer a diferença para aumentar as chances de tornar um sonho em realidade?


Para não correr riscos, conheça 10 dicas para inovar e montar seu primeiro negócio.

1. Defina seu diferencial. Ter claro quais as particularidades do seu produto ou serviço em relação à concorrência ajuda a não criar algo muito parecido com o que já existe no mercado.

2. Enumere as necessidades, desejos ou problemas que a sua ideia se propõe a resolver. 
Esteja atento às soluções que você sugere. Se não houver motivos que incentivem as pessoas a consumirem seu produto, por que elas vão investir tempo ou dinheiro nele?

3. Defenda sua proposta de forma clara. 
Criar maneiras de descrever com precisão a sua ideia é importante para chamar a atenção e fazer com que as pessoas se interessem pelo projeto.

 4. Faça a lição de casa. 
Pesquise o mercado, fale com consultores e, se possível, visite empresas do ramo. Chegando lá na frente você não vai gostar de descobrir que alguém teve a sua ideia primeiro, vai?

5. Refaça a lição de casa. 
Mesmo que alguém não tenha pensado no mesmo que você, é provável que existam produtos semelhantes que atendam às necessidades do seu consumidor em potencial. Faça essa checagem e esteja aberto a rever quais os seus diferenciais.

6. Restrinja o seu público alvo. 
Se a ideia é atingir todo mundo logo no começo é provável que você esteja indo pelo caminho errado. Em um primeiro momento, foque nos clientes que realmente teriam interesse pelo que você quer oferecer.

7. Tenha certeza do que é necessário para começar. 
Você vai precisar de quais recursos? De um site? De um escritório? De uma equipe? E quanto tudo isso pode custar? O processo para chegar a essa resposta costuma ser lento, por isso, planeje-se desde o início.

8. Crie um protótipo.
 Em termos do desenvolvimento de um produto essa etapa pode ser crítica, mas caso você tenha a ideia de montar um novo serviço crie um mapa detalhado sobre os seus processos de interação com o consumidor. Organizar sua ideia de forma clara deve ser um exercício recorrente no processo de criação.

9. Faça contas.
 Nenhum planejamento pode ser considerado completo sem uma análise financeira. Seja realista e projete gastos futuros. Se precisar de ajuda, sem dúvida, procure um especialista.

10. Escreva seu plano dos sonhos. 
Por mais que alguns detalhes possam parecer distantes e irrealizáveis no momento da criação da empresa, guarde para si ideias que forem surgindo e tenha registrados seus planos para consultas futuras.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
23/01/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...