Pular para o conteúdo principal

Atributos de Um Líder

Como diz John C. Maxwell, autor do livro As 21 Leis Irrefutáveis da Liderança, quanto mais alto você quer chegar, mais precisa de liderança. Quanto maior o impacto que pretende ter, maior precisa ser sua influência.

Podemos assim dizer que os atributos de um líder compõem três dimensões: SER, SABER e FAZER.
O líder deve SER
Todo líder deve ser leal à organização a qual pertence, realizar seu trabalho desprovido de egoísmos, assumir a responsabilidade pessoal pelo seu grupo, saber correr riscos sem correr perigo, criar sinergia, colocar o mais importante em primeiro lugar, defender princípios e negociar regras, valorizar os esforços da equipe, ser um mediador de conflitos. Para exercer todas essas tarefas com maestria, o líder tem de ter excelentes traços de caráter, uma personalidade estável, honestidade, competência, carisma, vontade de aprender, gosto em ensinar, comprometimento, integridade, coragem, ousadia, criatividade e imaginação.
O líder deve SABER
Para ser líder um indivíduo deve conhecer o funcionamento de todos os setores de sua organização, desde os mais elementares até os mais complexos. Deve saber transitar com tranqüilidade e presença por todos os níveis hierárquicos da organização. Saber reconhecer as diferentes necessidades dos seus liderados. Um líder deve amar conhecer pessoas! É fundamental que entenda a natureza humana, suas necessidades, emoções e motivações. Deve saber se comunicar, não apenas verbalmente, mas usando todos os outros meios de que dispuser. Saber o que comunicar e como comunicar é imprescindível para tocar as pessoas e trazê-las para si. Saber discernir entre diferentes situações e decidir o melhor caminho para lidar com elas. Saber adaptar o seu modo de agir e a intensidade de sua intervenção a cada diferente situação e pessoa.
O líder deve FAZER

Inspirar, convencer, arrebanhar, planejar, organizar e direcionar são algumas das ações que um líder deve saber por em prática com a mesma naturalidade com que respira. São ações que devem estar incorporadas e levadas a cabo com segurança e determinação. De todas elas, a mais importante é fornecer direção. Apontar para objetivos e metas concretas e realizáveis é o que se espera de um líder. Para tanto, é fundamental que o líder traga soluções em vez de levantar problemas. Saiba avaliar a fim de diagnosticar e sugerir encaminhamentos, em vez de avaliar para julgar e criticar. Outra coisa que um líder deve saber fazer bem é desenvolver o espírito de equipe em sua organização, motivando e conduzindo as pessoas para a conquista de um resultado que englobe tanto o sucesso da organização quanto a satisfação e o reconhecimento de todos os envolvidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...