Pular para o conteúdo principal

7 razões para não fazer um MBA



Segundo especialista, curso é caro e não garante sucesso para quem faz.


É comum ouvir que a trajetória de um profissional é intimamente ligada ao seu grau de instrução. De fato, a escola e a faculdade trazem conhecimentos muito importantes para quem deseja ter uma carreira de sucesso. Em adição ao curso superior, muita gente tem optado por uma especialização em negócios – o famoso MBA.
O ingresso nesse curso se tornou quase um "item obrigatório" no currículo de executivos de grandes empresas. Além deles, empreendedores também entram na especialização, com o objetivo de aprender a gerir uma empresa. Só que fazer um MBA pode não ser uma boa escolha. É o que diz Geoffrey James, colunista da "Inc". Durante sua carreira, James ouviu a opinião de vários especialistas em empreendedorismo dos Estados Unidos. E não são poucos os que não gostam do curso. O colunista reuniu sete opiniões contrárias à especialização.
Confira:
1) É caro
"O custo da educação cresceu tanto que não ficou claro se faz sentido se sobrecarregar para ter um salário maior no futuro. Além disso, o aumento nos ganhos será usado para pagar dívidas." – Jeffrey Pfeffer, professor da Universidade de Stanford.

2) Um MBA não garante sucesso a ninguém
"Os estudos que fizemos sugerem que escolas de negócios não são muito efetivas. Não há nenhuma relação entre ter um MBA e ganhar mais que outras pessoas." – Christina Ting Fong, da Universidade de Washington.

3) É impossível aprender a administrar um negócio em uma sala de aula
"Programas de MBA tendem a ser muito focados em finanças e investimentos bancários, em vez de ensinar como gerenciar a empresa como um todo. Cursos assim treinam as pessoas erradas, da forma errada e com consequências erradas." – Henry Mintzberg, da Universidade McGill

4) O aluno não "sai pronto"
"Na faculdade de direito, medicina ou arquitetura, os alunos passam por um período de residência antes de obter uma licença para trabalhar. Infelizmente, as escolas de negócios fingem que qualquer estudante com um MBA é um grande administrador logo após a formatura." – Jeffrey Pfeffer
5) O curso não vai aumentar seu salário
"Se você entrou em um MBA porque você quer ganhar mais dinheiro, em vez de realmente aprender, provavelmente vai se desapontar." – Anna Ivey, consultora de carreiras e ex-reitora da Universidade de Chicago.

6) Você estudará com trapaceiros
"Um estudo feito por nós mostrou que 56% dos candidatos de um processo seletivo de MBA admitiram que já trapacearam. Este porcentual é muito maior que o visto com estudantes da graduação. Talvez, para eles, ganhar o diploma é mais importante que o conhecimento adquirido no caminho rumo ao sucesso." – Linda Klebe Trevino, da Universidade Estadual da Pensilvânia.

7) Empreendedores de sucesso raramente têm esse diploma
"Quando listamos empreendedores nos Estados Unidos, descobrimos que pouquíssimos tem MBA ou ao menos planejaram entrar no curso. Parece que eles não acham que vale o esforço." – Paul Oyer, professor da Universidade Stanford.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...