Pular para o conteúdo principal

É chegada a hora de mudar: por onde começar?

Tomar uma decisão que altera todo o rumo da carreira nem sempre é fácil, conheça meios mais eficazes de avaliar fatores que contribuirão para a mudança.



A busca por novas oportunidades de crescimento e aprendizado, em um menor espaço de tempo, está se tornando algo mais frequente para profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado. Até então, considerados mais cautelosos, esses profissionais costumavam optar por permanecer na empresa, no anseio de progredir gradativamente na companhia. Uma pesquisa realizada pela Page Group em junho de 2014, com mais de 800 profissionais, aponta que entre executivos de alto e médio escalão, 92% consideram a possibilidade de alterar o rumo da carreira.
Entretanto, antes de recalcular a sua rota, é preciso saber exatamente onde e como quer chegar, caso contrário, o percurso pode se tornar muito mais árduo e tenebroso do que realmente se esperava. Pois bem, qual processo pode contribuir para que seu objetivo seja alcançado com sucesso? Se sua resposta foi coaching, estamos começando a “falar” a mesma língua.
O coaching é o meio mais eficiente e eficaz para atingir novos resultados transformadores em todos os aspectos da vida do indivíduo. Tratando desse exemplo de definição de novos caminhos para obter êxito profissionalmente, abaixo seguem algumas dicas que podem contribuir nesse momento de alteração de trajetória profissional:
Traçar metas claras
Defina exatamente qual é o seu objetivo e, em seguida, formule como, onde e quando quer obter êxito em seu planejamento, lembrando que para evitar frustações, não se esqueça de verificar se o prazo estipulado é alcançável.
Analise todos os prós e contras
Existem técnicas de coaching que permitem analisar indícios importantes para tomar a decisão correta no momento das mudanças, uma delas é a “Ganhos & Perdas”. De maneira superficial, podemos dizer que, por meio dessa técnica, é possível analisar os motivadores e ganhos e, em contrapartida, os sabotadores e as perdas inerentes às novas decisões. Assim, riscos e benefícios estarão claros para você desde a avaliação.
Relacione o que será necessário para colocar seu plano em prática
De uma grande construção a uma pequena reforma, é preciso materiais, ferramentas e mão de obra especializada para a realização da empreitada. Para objetivos profissionais, não poderia ser diferente. Para ser bem-sucedido, é crucial que avalie os recursos necessários para a conclusão de seus anseios.
Faça uma lista de treinamentos, especializações, viagens culturais e outros meios de aprendizados essenciais para sua evolução profissional. Mas não se esqueça de reservar investimentos para se aprofundar no processo de coaching. Afinal, o processo vem ganhando espaço no mundo corporativo e, segundo estudo do Public Personnel Management Journal, 88% dos executivos que participaram de treinamentos de coaching tiveram um aumento em sua performance. Visto como um dos profissionais mais requisitados no mercado de trabalho atualmente, o líder coach destaca-se por focar na solução e trazer retornos exponenciais para a corporação, tornando-se um disseminador de resultados nos mais diferentes segmentos.
Estabeleça as estratégias
Liste os melhores meios e busque inspiração em pessoas que já obtiveram resultados positivos. Exemplos dão motivação extra e, caso não o tenha, perceba a oportunidade de se tornar o primeiro a conseguir esse grande feito.
Plano de ação: comece agora!
Estipule seu primeiro passo, ponderando todos os itens anteriores. Não esqueça que para obter sucesso em cada meta, objetivo e sonho estabelecido, só dependerá de você. Portanto, assumir a total responsabilidade sobre os resultados obtidos, bem como o comprometimento por todas as etapas do processo, é crucial para se bem-sucedido na mudança de área profissional.

fonte: portal administradores.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...