Pular para o conteúdo principal

FEB 11 Saiba como reduzir o turnover sem aumentar os custos.

"Não posso deixar de repassar para vocês, a brilhante matéria do blog televendasecobranca.com.br, o assunto é constante em todas as empresa,vale ler e praticar." Márcia Ribeiro



Existem dois temas que constantemente assombram empreendedores e líderes de diversas áreas do mundo corporativo: turnover e investimentos.
Independente do porte da empresa, do segmento e mercado em que atuam e do tamanho dos seus faturamentos, essas são questões que lideram a lista dos temas abordados em reuniões intermináveis que quase sempre acabam exatamente como começou, sem nenhuma conclusão. Isso acontece na sua empresa? Se sim, preste bastante atenção ao que eu tenho para dizer.
TURNOVER
Turnover é uma expressão que significa “virada”, “renovação”, mas que no cenário brasileiro quer dizer rotatividade de funcionários.
Essa instabilidade presente no “material humano” da maior parte das empresas torna-se um problema a partir do momento em que no mercado de trabalho a oferta de mão de obra qualificada encontra-se cada vez mais escassa.
As empresas então passam a disputar acirradamente os melhores profissionais e utilizam quase que em sua totalidade o salário e um atraente pacote de benefícios como motivadores para que eles não voltem para o mercado ou aceitem novas propostas. É fácil perceber que o final deste enredo levará a um nocivo leilão que o fará pagar muito mais por um profissional do que ele consegue produzir em resultado (grande parte das empresas sequer possuem ferramentas para mensurar esses valores).
INVESTIMENTO
Em paralelo a isso, outros departamentos “quebram a cabeça” para definir os objetivos de investimento da empresa, uma vez que grande parte deles utilizam como parâmetros critérios totalmente empíricos e não conseguem determinar a taxa de retorno sobre o investimento o que inviabiliza uma divisão inteligente e realmente eficaz.
Marketing, produção, financeiro, RH, vendas… Onde investir?
Hoje, boa parte dos recursos de uma empresa é destinada à área de Marketing, e dentro desta a maior “fatia do bolo” vai para investimentos em publicidade e propaganda. Me pergunto, então, qual é o maior patrimônio de uma empresa?
Algumas pessoas podem pensar que são os clientes, outros podem até cogitar que é a marca, mas na verdade a resposta correta é: pessoas.
Sim, desde os sócios até os menores cargos, são esses que fazem a diferença e que fazem “acontecer” um negócio de sucesso.
Quanto dos recursos investidos na sua empresa são destinados às pessoas?
Comece a se preocupar se não for a maior parte dos seus investimentos. Não confunda investir com pagar altos salários. O investimento precisa ser vitalício e o salário (dinheiro) acaba invariavelmente muito mais rápido do que deveria.
A SOLUÇÃO? TREINAMENTO!
Então como investir em algo que dure, que seja realmente relevante? Simples, invista em desenvolvimento e conhecimento. E aqui vai uma dica para dividir de maneira inteligente os seus recursos:
O conhecimento é o patrimônio mais valioso do ser humano, quando reciclado pode se valorizar consideravelmente, não pode ser roubado ou perdido, não quebra e pode ser dividido sem que haja algum prejuízo ao seu proprietário. É esse mesmo conhecimento que fará a diferença nas empresas.
Vamos imaginar uma equipe de vendas, por exemplo, os vendedores de uma empresa são responsáveis por grande parte do faturamento (na maioria dos casos o faturamento total) e pela imagem personalizada da marca. O que uma empresa pode ganhar investindo nessa equipe?
Por meio do Treinamentos de Vendas a empresa consegue aumentar o volume vendido, elevar a produtividade, trabalhar o mix de produtos, qualificar o relacionamento com o cliente e materializar em ações toda a proposta da marca.
Está aí o retorno real sobre o investimento (que deixa de ser custo ao mesmo tempo que aumenta o faturamento). Além de tudo isso estará investindo no seu maior patrimônio – as pessoas – que tornam-se fies à empresa que passou a fornecer a elas insumo para o crescimento do seu maior patrimônio – conhecimento.
Sendo assim, isente-se dos leilões por bons profissionais e opte por investir e desenvolver os melhores profissionais que podem ter.
Diego Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...