Pular para o conteúdo principal

Rotary International Origem

Imagem relacionadaHistória do Rotary


Sede mundial do Rotary International em Evanston, EUA.
fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
É difícil dizer exatamente quando surgiu o Rotary. Muitos usam a data de fundação do Rotary Club de Chicago -- 23 de fevereiro de 1905 -- como referência principal, porém seu embrião foi gerado em 1900.
Naquela época, havia em Chicago um advogado em início de carreira chamado Paul Percy Harris que crescera na pequena, pacata e acolhedora Wallingford, no estado de Vermont e que, morando na segunda maior cidade do continente, sentia falta do espírito de camaradagem de seus tempos de infância, juventude e universidade.
Mas, em uma noite do verão de 1900, Paul foi jantar na casa de um colega advogado no bairro de Rogers Park. Terminada a refeição, saíram para uma caminhada nas redondezas e Paul viu que seu anfitrião tinha conseguido fazer vários amigos no comércio local. Ali lhe surgiu a ideia de um clube que transformasse relacionamentos comerciais em amizades. Tal ideia ficou encubada na mente de Harris durante cinco anos, até que, na noite de 23 de fevereiro de 1905, ele e mais três amigos fizeram a primeira reunião do que seria o primeiro Rotary Club.

Fundação do Rotary Club de Chicago

Os primeiros rotarianos eram homens de negócios (que em inglês, businessman, é um termo muito amplo) vindos de cidades pequenas e que haviam conseguido se estabelecer na metrópole. Além de Paul, estavam presentes um cliente seu, Silvester Schieler, um outro amigo, Gustavus (Gus) Loehr e um amigo deste último, Hiram Shorey. Um quarto nome, Harry Ruggles, era parte da lista inicial de Paul mas somente começou a frequentar o clube a partir da segunda reunião. Schieler tinha uma empresa de fornecimento de carvão, na época o principal meio de aquecimento de interiores, e Loehr era engenheiro de minas. Não se conheciam mas Paul previra, com sucesso, que se tornariam amigos com o convívio. Shorey era o que se chamava na época de merchant tailor, que hoje corresponderia a ser dono de uma confecção, e Ruggles tinha uma gráfica, a qual fazia os papéis do escritório onde Paul trabalhava.
Na gênese do Rotary, podemos já ver dois de seus elementos principais: o companheirismo[7] e as relações profissionais.
O terceiro elemento, o serviço à comunidade, surgiu em 1907, quando o Rotary Club de Chicago decidiu construir um banheiro público (eufemisticamente chamado de "Public Comfort Station")[8]. Embora com certa pressão contra de algumas lojas e bares vizinhos, o projeto foi realizado, tornando-se o primeiro de milhares de outros.

Monumento do Rotary em Tigre,Argentina.

O Rotary e a II Guerra Mundial

Durante a II Guerra Mundial, muitos clubes foram forçados a se desativar, enquanto outros intensificaram seus esforços humanitários de modo a socorrer as vítimas da guerra. Em 1942, em preparação para o pós-guerra, rotarianos realizaram uma conferência para promover intercâmbios internacionais de âmbito educacional e cultural, a qual inspirou a fundação da Unesco.
Em 1945, 49 rotarianos serviram em 29 delegações na Conferência de Fundação da ONU. O Rotary ainda participa ativamente das conferências da ONU, enviando observadores aos principais encontros e incluindo em suas publicações tópicos em destaque nas Nações Unidas.
“São poucos os que deixam de reconhecer o trabalho realizado pelos Rotary Clubs em todo o mundo”, declarou Winston Churchill

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...