Pular para o conteúdo principal

As 6 regras comuns à pessoas de sucesso


Quem quer chegar ao sucesso na vida profissional deve ter as competências necessárias para alcançá-lo.  Procuro sempre ensinar aos meus alunos que, devemos ter sempre uma visão de futuro, sabermos onde pretendemos chegar e como vamos conseguir chegar lá.
 Planejar é fundamental para conseguir atingir seus objetivos, mesmo quando as coisas não acontecem como planejamos é sempre melhor fazermos ajustes no meio do caminho do que andar sem rumo. Procure sempre ter um plano alternativo (Plano B), uma segunda opção pode devolvê-lo ao seu trajeto sem a perda do foco.
A revista Exame.com, apresentou em uma matéria com a couch Sueli Volpiano e Eliane Figueiredo presidente do projeto RH, onde apresentam alguns aspectos que são comuns às pessoas bem sucedidas.  Independente da área de trabalho é possível encontrar certo padrão de atitude que impulsiona a escalada na carreira profissional. São citadas 6 regras comuns a pessoa de sucesso então está repassando para vocês.
Vejamos:
1 Ação permeada pelo entusiasmo
“São pessoas que têm entusiasmo pelo que fazem”, diz Sueli Volpiano, consultora em desenvolvimento profissional e couch. Ela relaciona o entusiasmo e prazer pela ação ao alinhamento da atividade à missão que a pessoa entende ter no mundo. 
“O entusiasmo vem quando a pessoa sente que o que ela faz está alinhado ao que ela é e ao propósito da sua vida”, diz Sueli. Sem entusiasmo não há superação, destaca Eliane. “A pessoa faz por fazer e não vai sair daquilo, fica na mesmice”, diz.
Mas, estar em um emprego ainda distante dos seus sonhos não precisa ser uma razão para perder o entusiasmo, segundo Sueli. Ela ressalta que muitas vezes o trabalho atual pode ser distante missão que a pessoa entende ter na vida, mas se for encarado como uma etapa de um plano maior, a motivação não diminui. “Isso acontece quando a pessoa entende importância daquela etapa”, diz.
2 Não ter medo de errar
O medo paralisa o risco é não sair do lugar. “Um dos aspectos marcantes é que são profissionais que não têm medo de errar”, diz Eliane Figueiredo. Segundo ela, são pessoas que têm objetivos e se lançam em ações sabendo do risco de dar errado. “E se as coisas dão erradas, lançam alternativas, e a gente sabe que muitas boas idéias surgem a partir de erros”, diz.
3 Comprometer-se com o resultado
O prazer está no processo, na ação para o resultado. Mas as pessoas bem sucedidas não perdem de vista a meta. O comprometimento com ela é visível, segundo os especialistas. “São pessoas que não prometem o que não podem cumprir”, diz Eliane.
Encarar obstáculos e não se deixar vencer por dificuldades é uma das características de quem mantêm o compromisso com o resultado, lembra à especialista. “São pessoas que vão atrás, não se abatem e resolvem os problemas”, explica Eliane.
4 Ter em vista o objetivo de carreira
Uma das regras do sucesso profissional é saber aonde se quer chegar. O prazer está no caminho, mas ele leva a um destino e defini-lo, ainda que deixando espaço para eventuais ajustes na rota, é um ponto importante para saber qual trilha seguir. “É desfrutar do caminho, mantendo em vista aonde quero chegar”, explica Sueli.
5 Investir na comunicação e no poder de influência
“A habilidade de comunicação é um aspecto fundamental nas pessoas de sucesso”, diz Sueli. Um bom comunicador também sabe ouvir e tendo em vista o seu destino sabe que no meio do caminho existem pessoas, destaca a especialista.
“A gente não trabalha sozinho”, diz Eliane. Daí a importância em construir um bom relacionamento com os pares. “Quando se constrói alianças é possível influenciar as pessoas”, diz Eliane lembrando que pessoas de sucesso são inspiradoras. “Elas motivam outras pessoas a comprar suas idéias e a ir junto com elas”, diz a diretora presidente do Projeto RH.
Sueli também lembra que dentro desta habilidade na comunicação há também a capacidade de ser flexível para se adaptar ao contexto. “São profissionais que percebem os sinais do meio e das pessoas e promovem ajustes”, diz. 
6 Não se esquecer da vida pessoal
O sucesso é genuíno quando ele não tem como custo a anulação da sua vida pessoal. “Em executivos de nível sênior ter deixado a vida pessoal de lado é motivo de grande arrependimento e até depressão”, diz Eliane.
Por isso, o equilíbrio é deve ser a regra de ouro e as duas especialistas recomendam a inclusão de um tempo de descanso na agenda. 
 “Reservar um momento para si é bom para fazer uma avaliação da trajetória. Quando a pessoa está mergulhada no processo pode perder elementos importantes até relacionados aos seus objetivos finais”, diz Sueli.


Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/6-regras-que-as-pessoas-de-sucesso-nao-quebram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento: Essencial para liderar mudanças

Texto: Equipe BVE & Conexus Content Company - 08/2015 Talvez você ainda não tenha parado para analisar desta maneira, mas uma das peças essenciais para o desenvolvimento das empresas é a busca pelo autoconhecimento por parte dos seus líderes.  Quando um executivo/empresário/profissional busca conhecer a si mesmo, sua capacidade de empatia aumenta significativamente e seu ego fica mais “controlável”, o que o torna um líder mais sensível e efetivo. Diante disso, não é exagero dizer que talvez a única ferramenta capaz de amenizar a má influência que o ego tende a ter numa situação de transformações e estresse corporativos é o autoconhecimento. De acordo com o vice-presidente de RH para a AL da Nextel, Américo Figueiredo, “as empresas com melhor compreensão da importância do ser humano integral, do homem atrás do profissional, já estão considerando o autoconhecimento como parte importante dos seus programas de desenvolvimento”.  Ele explica: “O autoconhecimento é uma viagem sol

O que é Dano existencial?

Os Cinco Pilares da Memória .

Por volta do ano 500 a.C., na Grécia Clássica, um boxeador chamado Scopas, ao alcançar a mais importante vitória de sua carreira, contratou o poeta Simônides de Ceos para escrever um hino, em seu louvor, que registrasse a conquista e fosse apresentado na festa comemorativa desse feito. Assim aconteceu. Apontado por alguns como o pai do iluminismo grego, Simônides não era um poeta qualquer. Platão o chamava de “homem sábio e divino” e Gotthold Lessing o intitulou como o “Voltaire grego”. Simônides, autor da frase “pintura é poesia silenciosa e poesia é pintura falante”, inspirou as teorias de Kandinsky sobre a relação entre espiritualidade e arte. O pintor russo, mais de dois milênios depois, desenvolveu a idéia do grego e, em seu livro “Do espiritual na Arte”, lançou a proposta de escutar, em um piano interno, a música de cada imagem. Segundo conta Cícero, quando Scopas percebeu que o poema que havia encomendado tinha dois terços de sua sofisticada retórica louvando os deuses de