Bom dia para todos, vamos aquecer nosso dia entendendo metas, assim você aprende a usar uma das ferramentas da visão estratégica.
PERSPECTIVA APRENDIZADO E
CRESCIMENTO
• Objetivo Estratégico: desenvolver competências em todos os colaboradores através de
tecnologias (conhecimento, design, tendências) para especialização em público
jovem.
• Indicador de Desempenho
da Estratégia: tempo médio de treinamento por
colaborador.
• Meta: investindo 3% do tempo de produção anual.
PERSPECTIVA DE PROCESSOS
• Objetivo Estratégico: aumentar a linha atual de produtos e serviços para que tenham
identidade com jovens.
• Indicador de Desempenho
da Estratégia: percentual de desenvolvimento da linha
de produtos e serviços.
• Meta: no mínimo em 15%.
PERSPECTIVA DE CLIENTES E
MERCADO
• Objetivo Estratégico: fixação da marca como identidade com o modo de vestir do público
jovem, expressa pelo crescimento da participação do mercado.
• Indicador de Desempenho
da Estratégia: índice do conhecimento da marca e/ou
taxa de crescimento da
participação no mercado.
• Meta: da ordem de 40% nos próximos dois anos.
PERSPECTIVA DE FINANÇAS
• Objetivo Estratégico: manter o preço dos produtos por conjunto de vestimentas (calça e
camiseta).
• Indicador de Desempenho
da Estratégia: percentual do preço de um conjunto em
relação ao salário mínimo.
• Meta: na ordem de 25% a 30% do salário mínimo.
OUTROS EXEMPLOS DE METAS
- Trezentos gramas de carne por pessoa é uma meta de um bom
churrasco, já que o indicador de desempenho é gramas de carne por pessoa.
- Um dentista pode ter uma meta de custo em relação a
certo serviço tabelado, como o tratamento de canal. Uma oficina mecânica
pode ter uma meta em relação ao tempo gasto na limpeza de um bico injetor.
- Um salão de beleza pode ter uma meta de tempo gasto na
elaboração de uma "chapa" para garotas de cabelos cacheados. Uma
faculdade pode ter como meta tirar A na avaliação do Ministério de
Educação e Cultura.
- Um pipoqueiro pode ter como meta de produtividade zerar
a quantidade de grãos de milho (tipo "dente de alho" ou
"piruá") que não explodem, por panelada. Você está pronto para
estabelecer suas metas. Vamos lá! Permita-se ousar!
fonte: Sebrae
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua sugestão ou opinião, quero contar com sua participação.