Pular para o conteúdo principal

Na escala evolutiva da gestão, surgiu o líder de líderes

Essa nova figura sucede o gerente e o líder e assume a responsabilidade por um ambiente mais humano e criativo

Anderson de Souza Sant'Anna, da  VOCÊ SA 

São Paulo - Em 1977, o professor da Harvard Business School Abraham Zaleznik (1924-2011) publicou o artigo Leaders and Managers: Are They Diferent? (“Líderes e gerentes: eles são diferentes?”). No texto, o pesquisador expõe as diferentes habilidades para as posições de gerência e liderança.
Aos gerentes caberia apaziguar conflitos e assegurar o cumprimento das atividades diárias. Já os líderes adotariam atitudes pessoais em relação a seus objetivos, buscariam oportunidades e estimulariam o processo criativo. No estudo, o professor da Harvard constatava: as organizações de sucesso necessitam de indivíduos com ambos os atributos. 
O artigo foi publicado durante a Era de Ouro do Capitalismo, período de ruptura entre o fim da Segunda Guerra e a crise do petróleo. Naquela época, os processos de produção e regulação do trabalho, fundados na rigidez da lógica taylorista-fordista, estavam em xeque. Desde então, o que se vê é a intensificação da globalização, o aumento da competição entre empresas e a busca por diferenciação e por vantagens competitivas, em particular a flexibilidade. 
Quando Zaleznik escreveu o artigo, a concepção de gerência dava ênfase à qualificação, ao controle e a processos produtivos rígidos. Com a busca de um padrão de competitividade centrado na noção de flexibilidade, o que emerge é uma preocupação das empresas em ampliar o escopo de conhecimentos, habilidades e atitudes de seus profissionais, incorporando atributos próprios do imaginário clássico de liderança.
Daí chegamos à atual tônica de liderança. Além dos perfis gerenciais e de liderança analisados por Zaleznik, vislumbra-se a emergência de um novo: o líder de líderes, sobre o qual se depositam expectativas quanto à capacidade de construção de ambientes que atraiam e retenham pessoas adaptadas ao atual padrão de competitividade.
Dos líderes de líderes espera-se capacidade de leitura de contextos e pessoas, de estabelecer conexões, de lidar em contextos multiculturais e com situações contraditórias.
Em especial, o líder de líderes deve criar condições para uma gestão humana, em que os gerentes líderes, os líderes gerentes e suas equipes possam evidenciar a criatividade, a capacidade de inovação, a sensibilidade, as experiências, as emoções, expressando, assim, o máximo de suas potencialidades como pessoas e profissionais.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

9 Coisas que pessoas de sucesso não fazem

Se você quer ser bem sucedido na vida, é muito provável que esta pergunta já tenha passado pela sua cabeça: “Qual é o segredo do sucesso?” Cada nicho tem a sua peculiaridade, mas é fato que as pessoas que alcançaram o tão sonhado sucesso possuem muitas características em comum. Uma boa maneira de começar a seguir o passo dessas pessoas é saber o que elas evitam ou não fazem de forma alguma. Afinal de contas, elas devem ter boas razões para isso… Veja 9 coisas que uma pessoa de sucesso não faz: 1- Não priorizam a perfeição Como é de conhecimento geral, dizemos que o perfeito não existe. No entanto, desenvolver um produto, serviço ou projeto que funcione da melhor forma possível é algo plenamente tangível. O grande problema, no entanto, é o tempo que isso demora para ser alcançado. Muitas empresas já perderam grandes oportunidades de mercado por não lançar um produto no momento certo achando que ele precisava de mais detalhes. Enquanto as pessoas que se prendem à perfe...