Pular para o conteúdo principal

8 pecados dos empreendedores nascentes.



Saiba como evitar os erros que podem ser fatais para o seu negócio

Jovens prestes a dar os primeiros passos na aventura do negócio próprio cometem, com muita frequência, alguns erros básicos. Muitas vezes, essas falhas só são percebidas tarde demais e acabam se revelando fatais. Conheça a seguir alguns dos equívocos mais críticos, que podem comprometer a longevidade do negócio.
1. Investir demais em marketing O que garante a perenidade da empresa não é a quantidade de clientes que atrai, mas a lealdade desses consumidores. Estratégias de visualização são importantes para se posicionar no mercado, mas, para continuar nele, o mais importante é reter os clientes. Uma estratégia arrojada de comunicação sem a capacidade operacional para atender a demanda pode ser um grande tiro no pé.
2. Economizar nos salários Com a falta de recursos, é comum jovens empreendedores economizarem no pagamento dos funcionários. Algumas posições, que cumprem as necessidades operacionais básicas, podem ser fáceis de substituir. Mas outras requerem talentos específicos e raros: essas pessoas não podem ser perdidas. Um salário justo e competitivo é o mínimo que você pode oferecer para retê-las.
3. Menosprezar parcerias É um erro comum achar que todas as empresas no mesmo setor são concorrentes e por isso devem ser combatidas. Muitos competidores podem ser excelentes parceiros, caso haja interesses comuns. As relações com eles devem ser saudáveis e sempre abertas a possibilidades cooperativas.
4. Idolatrar o capital de risco Todo jovem empreendedor sonha com um investidor e esquece de avaliar todos os lados da questão – inclusive seus aspectos negativos. O preço a pagar pode ser muito alto, se o negócio for de fato de alto impacto. Use o interesse demonstrado pelos investidores como termômetro: se muitos têm interesse real pelo seu negócio, é sinal de que o empreendedor pode estar mais perdendo do que ganhando.
5. Não reservar um pró-labore Muitos empreendedores nascentes se esquecem de que precisam sobreviver. Acham que o negócio vai dar lucro no primeiro mês e que poderá viver só disso. O pró-labore é essencial para garantir que o empreendedor vai se concentrar integralmente na empresa. Não deve ser um valor exagerado, claro, mas precisa contemplar o mínimo necessário para o empreendedor pagar suas contas pessoais.
6. Exagerar no otimismo Na carência de informações precisas sobre o mercado, o empreendedor tende a ter uma visão exageradamente otimista.  Com muita frequência, suas projeções de vendas não são realistas. Eles acham que todos os clientes vão amar o seu produto ou serviço logo de cara - o que, obviamente, não é verdade.
7. Assumir todas as tarefas É um dos equívocos mais típicos de empreendedores nascentes: por excesso de auto-confiança, necessidade de economizar recursos ou falta de confiança em sócios e funcionários, eles acabam concentrando as decisões em suas mãos. O empreendedor não é infalível. Quanto maior sua inexperiência, maior é o risco gerado por essa centralização.
8. Não elaborar uma estratégia de crescimento Começar é relativamente fácil. Nos primeiros meses, alguns ajustes são necessários, mas logo o empreendedor toma as rédeas do negócio. Infelizmente, ele não costuma pensar no futuro. Sabe aonde quer chegar, mas não chega a planejar como vai chegar. O empreendedor nascente acha que vai crescer usando as mesmas estratégias usadas na implantação do negócio, o que não é verdade quando se trata de negócios de alto impacto.

Fonte:Por Marcos Hashimoto 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento: Essencial para liderar mudanças

Texto: Equipe BVE & Conexus Content Company - 08/2015 Talvez você ainda não tenha parado para analisar desta maneira, mas uma das peças essenciais para o desenvolvimento das empresas é a busca pelo autoconhecimento por parte dos seus líderes.  Quando um executivo/empresário/profissional busca conhecer a si mesmo, sua capacidade de empatia aumenta significativamente e seu ego fica mais “controlável”, o que o torna um líder mais sensível e efetivo. Diante disso, não é exagero dizer que talvez a única ferramenta capaz de amenizar a má influência que o ego tende a ter numa situação de transformações e estresse corporativos é o autoconhecimento. De acordo com o vice-presidente de RH para a AL da Nextel, Américo Figueiredo, “as empresas com melhor compreensão da importância do ser humano integral, do homem atrás do profissional, já estão considerando o autoconhecimento como parte importante dos seus programas de desenvolvimento”.  Ele explica: “O autoconhecimento é uma viagem sol

CONAEDIR - CONGRESSO NACIONAL ONLINE

                                Conto com vocês para que esse congresso venha prestigiar!                                      ACESSE O LINK ABAIXO PARA INSCRIÇÕES                                                                               http://conaedir.com.br/marcia

Carta de um pai ao professor de seu filho

Atualíssima aos dias de hoje. Advogado e político, Lincoln foi 16º Presidente dos EUA “Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas, por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que, para cada egoísta, há também um líder dedicado. Ensine-lhe, por favor, que para cada inimigo haverá também um amigo. Ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada. Ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória; afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso. Faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales. Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa. Ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros. Ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os o