Podemos assim dizer que os atributos de um líder compõem três dimensões: SER, SABER e FAZER.
O líder deve SER
Todo líder deve ser leal à organização a qual pertence, realizar seu
trabalho desprovido de egoísmos, assumir a responsabilidade pessoal pelo seu
grupo, saber correr riscos sem correr perigo, criar sinergia, colocar o mais
importante em primeiro lugar, defender princípios e negociar regras, valorizar
os esforços da equipe, ser um mediador de conflitos. Para exercer todas essas
tarefas com maestria, o líder tem de ter excelentes traços de caráter, uma
personalidade estável, honestidade, competência, carisma, vontade de aprender,
gosto em ensinar, comprometimento, integridade, coragem, ousadia, criatividade
e imaginação.
O líder deve SABER
Para ser líder um indivíduo deve conhecer o funcionamento de todos os
setores de sua organização, desde os mais elementares até os mais complexos.
Deve saber transitar com tranqüilidade e presença por todos os níveis
hierárquicos da organização. Saber reconhecer as diferentes necessidades dos
seus liderados. Um líder deve amar conhecer pessoas! É fundamental que entenda
a natureza humana, suas necessidades, emoções e motivações. Deve saber se
comunicar, não apenas verbalmente, mas usando todos os outros meios de que
dispuser. Saber o que comunicar e como comunicar é imprescindível para tocar as
pessoas e trazê-las para si. Saber discernir entre diferentes situações e
decidir o melhor caminho para lidar com elas. Saber adaptar o seu modo de agir
e a intensidade de sua intervenção a cada diferente situação e pessoa.
O líder deve FAZER
Inspirar, convencer, arrebanhar, planejar, organizar e direcionar são
algumas das ações que um líder deve saber por em prática com a mesma
naturalidade com que respira. São ações que devem estar incorporadas e levadas
a cabo com segurança e determinação. De todas elas, a mais importante é
fornecer direção. Apontar para objetivos e metas concretas e realizáveis é o
que se espera de um líder. Para tanto, é fundamental que o líder traga soluções
em vez de levantar problemas. Saiba avaliar a fim de diagnosticar e sugerir
encaminhamentos, em vez de avaliar para julgar e criticar. Outra coisa que um
líder deve saber fazer bem é desenvolver o espírito de equipe em sua
organização, motivando e conduzindo as pessoas para a conquista de um resultado
que englobe tanto o sucesso da organização quanto a satisfação e o
reconhecimento de todos os envolvidos.
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