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Atributos de Um Líder

Como diz John C. Maxwell, autor do livro As 21 Leis Irrefutáveis da Liderança, quanto mais alto você quer chegar, mais precisa de liderança. Quanto maior o impacto que pretende ter, maior precisa ser sua influência.

Podemos assim dizer que os atributos de um líder compõem três dimensões: SER, SABER e FAZER.
O líder deve SER
Todo líder deve ser leal à organização a qual pertence, realizar seu trabalho desprovido de egoísmos, assumir a responsabilidade pessoal pelo seu grupo, saber correr riscos sem correr perigo, criar sinergia, colocar o mais importante em primeiro lugar, defender princípios e negociar regras, valorizar os esforços da equipe, ser um mediador de conflitos. Para exercer todas essas tarefas com maestria, o líder tem de ter excelentes traços de caráter, uma personalidade estável, honestidade, competência, carisma, vontade de aprender, gosto em ensinar, comprometimento, integridade, coragem, ousadia, criatividade e imaginação.
O líder deve SABER
Para ser líder um indivíduo deve conhecer o funcionamento de todos os setores de sua organização, desde os mais elementares até os mais complexos. Deve saber transitar com tranqüilidade e presença por todos os níveis hierárquicos da organização. Saber reconhecer as diferentes necessidades dos seus liderados. Um líder deve amar conhecer pessoas! É fundamental que entenda a natureza humana, suas necessidades, emoções e motivações. Deve saber se comunicar, não apenas verbalmente, mas usando todos os outros meios de que dispuser. Saber o que comunicar e como comunicar é imprescindível para tocar as pessoas e trazê-las para si. Saber discernir entre diferentes situações e decidir o melhor caminho para lidar com elas. Saber adaptar o seu modo de agir e a intensidade de sua intervenção a cada diferente situação e pessoa.
O líder deve FAZER

Inspirar, convencer, arrebanhar, planejar, organizar e direcionar são algumas das ações que um líder deve saber por em prática com a mesma naturalidade com que respira. São ações que devem estar incorporadas e levadas a cabo com segurança e determinação. De todas elas, a mais importante é fornecer direção. Apontar para objetivos e metas concretas e realizáveis é o que se espera de um líder. Para tanto, é fundamental que o líder traga soluções em vez de levantar problemas. Saiba avaliar a fim de diagnosticar e sugerir encaminhamentos, em vez de avaliar para julgar e criticar. Outra coisa que um líder deve saber fazer bem é desenvolver o espírito de equipe em sua organização, motivando e conduzindo as pessoas para a conquista de um resultado que englobe tanto o sucesso da organização quanto a satisfação e o reconhecimento de todos os envolvidos.

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