Pular para o conteúdo principal

Você sabe reconhecer uma mentira?

A linguagem corporal mostra muitas coisas que tentamos esconder, mas o ideal é analisar o contexto antes de tirar conclusões

Imagine o poder que uma pessoa teria se fosse capaz de desvendar os segredos mais íntimos que os outros tentam esconder. Os especialistas em linguagem corporal garantem que são capazes da proeza, através da análise de sinais como posição dos ombros e até pés de galinha, que acabam entregando uma mentira.
A atividade ficou bastante conhecida com a série de televisão do Canal Fox “Lie To Me”, onde os personagens usam suas habilidades para desvendar segredos através da linguagem corporal. Alguns pesquisadores afirmam que até 90% das informações transmitidas durante um diálogo podem ser não-verbais. Isso inclui postura, movimentos, gestos e tom de voz.
Receita de bolo 
A procura por cursos de linguagem corporal, que ajudam o aluno a identificar, por exemplo, sinais de insegurança, mentira ou descontentamento, vem aumentando. Mas, há um cuidado importante: por mais que as indicações funcionem, a análise não pode ser tomada como uma ciência exata. 

Conheça alguns sinais e seus significados
O doutor em psicologia e especialista em linguagem corporal Sérgio Senna Pires afirma que, em se tratando de análise de movimentos, não há uma “receita de bolo”. Ele alerta para o fato de que interpretações equivocadas são armadilhas para pessoas destreinadas. “Procuro sempre contextualizar o que acontece. Nem sempre quem leva a mão ao nariz ou à boca está mentindo.Este sinal é apenas um indicativo de mentira. Pode ser que a pessoa esteja falando a verdade, mas numa situação que lhe cause desconforto”, pondera.
A linguagem corporal é algo primitivo. Ela está ligada ao nosso sistema nervoso autônomo e, por isso, muitos gestos são extremamente difíceis de serem mascarados. Quando uma pessoa está nervosa, por exemplo, vários sinais não propositais começam a aparecer. “Gestos de manipulação, como mexer na aliança, no botão da camisa ou qualquer coisa do gênero, a princípio, demonstram nervosismo. O autocontrole, nestes casos, exige bastante treino”, ensina Sérgio.
Mentiras 
Uma grande parcela das pessoas que procuram cursos voltados para este tema deseja saber detectar uma mentira. Sérgio afirma, porém, que a maior parte das mentiras contadas não tem o objetivo de prejudicar alguém. Normalmente estão relacionadas com a incapacidade do mentiroso de falar sobre determinados assuntos. “Quando conseguimos entender isso, passamos a não ter raiva de quem mente. Você fica ciente que a pessoa, em muitas ocasiões, não tem a intenção de causar danos.”
Fonte: Danielle Nordi, iG São Paulo
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento: Essencial para liderar mudanças

Texto: Equipe BVE & Conexus Content Company - 08/2015 Talvez você ainda não tenha parado para analisar desta maneira, mas uma das peças essenciais para o desenvolvimento das empresas é a busca pelo autoconhecimento por parte dos seus líderes.  Quando um executivo/empresário/profissional busca conhecer a si mesmo, sua capacidade de empatia aumenta significativamente e seu ego fica mais “controlável”, o que o torna um líder mais sensível e efetivo. Diante disso, não é exagero dizer que talvez a única ferramenta capaz de amenizar a má influência que o ego tende a ter numa situação de transformações e estresse corporativos é o autoconhecimento. De acordo com o vice-presidente de RH para a AL da Nextel, Américo Figueiredo, “as empresas com melhor compreensão da importância do ser humano integral, do homem atrás do profissional, já estão considerando o autoconhecimento como parte importante dos seus programas de desenvolvimento”.  Ele explica: “O autoconhecimento é uma viagem sol

O que é Dano existencial?

Os Cinco Pilares da Memória .

Por volta do ano 500 a.C., na Grécia Clássica, um boxeador chamado Scopas, ao alcançar a mais importante vitória de sua carreira, contratou o poeta Simônides de Ceos para escrever um hino, em seu louvor, que registrasse a conquista e fosse apresentado na festa comemorativa desse feito. Assim aconteceu. Apontado por alguns como o pai do iluminismo grego, Simônides não era um poeta qualquer. Platão o chamava de “homem sábio e divino” e Gotthold Lessing o intitulou como o “Voltaire grego”. Simônides, autor da frase “pintura é poesia silenciosa e poesia é pintura falante”, inspirou as teorias de Kandinsky sobre a relação entre espiritualidade e arte. O pintor russo, mais de dois milênios depois, desenvolveu a idéia do grego e, em seu livro “Do espiritual na Arte”, lançou a proposta de escutar, em um piano interno, a música de cada imagem. Segundo conta Cícero, quando Scopas percebeu que o poema que havia encomendado tinha dois terços de sua sofisticada retórica louvando os deuses de