Pular para o conteúdo principal

URGENTE! Qualidade do Atendimento Piora no Brasil.

Uma pesquisa realizada com 200 empresas de todos os setores da economia e levada ao ar pelo Jornal Nacional (dia 28/05/14) traz um alerta para as autoridades responsáveis pela defesa dos consumidores e para os próprios consumidores.
A pesquisa mostrou uma queda significativa na qualidade do atendimento mesmo com os avanços da legislação. Para nós, que estamos alertando isso em nosso blog desde o ano passado, não foi surpresa.
Por mais tecnologia que exista para se contatar as empresas, o telefone, ainda continua sendo o principal meio de acesso as mesmas, principalmente no quesito reclamação. Porém, o tempo médio de espera aumentou 32,5% em relação ao ano passado (2013). Nesta pesquisa que já é realizada a quinze anos, o atendimento é testado na prática por vários consumidores ocultos, nela são registrados dados como tentativas até conseguir contato, tempo de espera e preparo dos atendentes, e o resultado só tem piorado.
O resultado da pesquisa mostrou que apenas 53% das empresas atenderam o consumidor dentro dos limites máximo estabelecidos, contra 62% de 2013 e 90% em 2010.
Nos casos de consultas feitas através de e-mail, 44% das empresas não responderam. Segundo Roberto Meir, coordenador da pesquisa, “as empresas olham para o lado e perguntam: Quem está fazendo melhor que eu? Estou na média? Então continuo tocando. Só que o consumidor começa a manifestar a sua insatisfação”.
A pesquisa também mostrou que as empresas investem muito mais nos processos de venda do que em atendimento ao consumidor, disse o Diretor do PROCON de São Paulo Paulo Goes, ele afirmou ainda, que são dois mundos. “Um mundo que o consumidor vive onde as coisas funcionam razoavelmente bem, que é o mundo da venda, e o outro, é o mundo do pós venda, aqui, o consumidor pena para conseguir um atendimento digno e de qualidade”.
Com toda esta situação crítica, o que fazer? Qual a solução?
Como já temos falado aqui a muito tempo, é preciso ter uma  mudança de postura das empresas. Enquanto as empresas continuarem a olhar para as Centrais de Atendimento como um departamento de custo e não receita, vão continuar os treinamento precários, as contratações fracas (meia boca), os funcionários pouco comprometidos e desmotivados, levando aos atendimentos sofríveis, sem solução, sem responsabilidade e respeito com o cliente.
Contrário a opinião de algumas pessoas, na minha opinião os Call Centers foi uma das grande invenções, de solução rápida e prático, mas infelizmente não é utilizado desta forma, criando esta imagem ruim. O processo Call Center é muito bom, pessoas e empresas que administram os Call Centers é que não sabem fazer este uso.
A pesquisa não pode ser ignorada e tem que ser usada para melhorias, tanto para as empresas como para os órgãos de defesa do consumidor. Precisamos mudar, ir ao ataque, mudar o código de defesa do consumidor, trazer para os dias de hoje. Os órgãos de defesa do consumidor e a justiça, precisam ser mais rápidos, fazer valer as leis, punir as empresas inimigas do cliente.
Somente com tudo isso que falamos aqui e mais outros ajustes aqui e ali, é que vamos de fato melhorar o atendimento ao cliente, e fazê-lo virar o serviço que de fato os clientes esperam e merecem, afinal pagam por isso, e pagam muito bem, diga-se de passagem.
Em qual parte da pesquisa a sua empresa se encaixa? Suas atitudes e pensamentos se encaixam em qual parte da pesquisa? Você concorda com os resultados da pesquisa? Você também concorda que o atendimento tem piorado?

 Texto de Carlos Pires

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONAEDIR - CONGRESSO NACIONAL ONLINE

                                Conto com vocês para que esse congresso venha prestigiar!                                      ACESSE O LINK ABAIXO PARA INSCRIÇÕES                                                                               http://conaedir.com.br/marcia

Autoconhecimento: Essencial para liderar mudanças

Texto: Equipe BVE & Conexus Content Company - 08/2015 Talvez você ainda não tenha parado para analisar desta maneira, mas uma das peças essenciais para o desenvolvimento das empresas é a busca pelo autoconhecimento por parte dos seus líderes.  Quando um executivo/empresário/profissional busca conhecer a si mesmo, sua capacidade de empatia aumenta significativamente e seu ego fica mais “controlável”, o que o torna um líder mais sensível e efetivo. Diante disso, não é exagero dizer que talvez a única ferramenta capaz de amenizar a má influência que o ego tende a ter numa situação de transformações e estresse corporativos é o autoconhecimento. De acordo com o vice-presidente de RH para a AL da Nextel, Américo Figueiredo, “as empresas com melhor compreensão da importância do ser humano integral, do homem atrás do profissional, já estão considerando o autoconhecimento como parte importante dos seus programas de desenvolvimento”.  Ele explica: “O autoconhecimento é uma v...

9 Coisas que pessoas de sucesso não fazem

Se você quer ser bem sucedido na vida, é muito provável que esta pergunta já tenha passado pela sua cabeça: “Qual é o segredo do sucesso?” Cada nicho tem a sua peculiaridade, mas é fato que as pessoas que alcançaram o tão sonhado sucesso possuem muitas características em comum. Uma boa maneira de começar a seguir o passo dessas pessoas é saber o que elas evitam ou não fazem de forma alguma. Afinal de contas, elas devem ter boas razões para isso… Veja 9 coisas que uma pessoa de sucesso não faz: 1- Não priorizam a perfeição Como é de conhecimento geral, dizemos que o perfeito não existe. No entanto, desenvolver um produto, serviço ou projeto que funcione da melhor forma possível é algo plenamente tangível. O grande problema, no entanto, é o tempo que isso demora para ser alcançado. Muitas empresas já perderam grandes oportunidades de mercado por não lançar um produto no momento certo achando que ele precisava de mais detalhes. Enquanto as pessoas que se prendem à perfe...