Pular para o conteúdo principal

Feedforward, um instrumento da liderança para inspirar pessoas.


Para as ciências cognitivas e comportamentais, feedforward é um método de aprendizagem que utiliza a visão de um objetivo a ser alcançado para mobilizar o indivíduo. Ou seja, enquanto a prática do feedback se baseia em situações passadas, o feedforward aponta para o futuro – para aquilo que a pessoa pode ser, abordagem muito utilizada também nos processos de coaching.
Outra coisa que diferencia os dois conceitos é o efeito que causam. Por maior que seja o nosso cuidado ao concedê-lo, o feedback corretivo, por definição, aponta lacunas, erros ou defeitos de alguém. Trata-se de uma situação percebida como negativa pela pessoa que o recebe, e, num primeiro momento, ela experimenta reações neurológicas e fisiológicas de stress. É bem verdade que certa dose de stress é benéfica para o ser humano, pois o impulsiona para a ação. Porém, sob o efeito dessas reações, no indivíduo tem uma redução momentânea de suas capacidades cognitivas e torna-se mais fechado para os relacionamentos, entre outras coisas.
Já a visão criativa envolvida no feedforward, que leva o outro a imaginar o que gostaria de ser ou fazer, ativa os circuitos neurais do sistema nervoso parassimpático e a liberação de hormônios que promovem sensação de bem-estar. Sob o efeito dessas reações, a pessoa fica mais otimista, criativa, aberta a novas possibilidades e às interações com os outros.
Tanto o feedback corretivo como o feedfoward motivam a pessoa a desenvolver-se, mas por razões diferentes. No primeiro caso, a motivação é suprir uma falha ou carência e adequar-se àquilo que os outros esperam. No segundo, a motivação é concretizar algo que a pessoa deseja para si mesma e que faz todo sentido para ela.
Em seus artigos sobre liderança, o cientista comportamental Richard Boyatzis* sugere que os líderes aproveitem todas as oportunidades para ter o que ele chama de “conversas inspiradoras” (poderia ser a tradução de feedfoward). Nas situações em que a pessoa está com uma dificuldade ou problema de desempenho, por exemplo, o líder poderia iniciar a conversa estimulando-a a imaginar como será quando tiver superado aquela dificuldade ou atingido o resultado esperado. Isso a levará a criar uma visão de futuro inspiradora para si – como seria seu dia a dia, o que faria e como se sentiria. Na sequência, o líder pergunta que recursos técnicos ou comportamentais a pessoa poderia desenvolver para concretizar sua visão, deixando que ela identifique seus gaps. Eventualmente, ele pode contribuir com a sugestão de um ou outro recurso que percebe ser necessário e ajuda a pessoa a construir um plano de ação para o seu desenvolvimento.

Note que essa conversa começou um feedfoward, e, no momento em que o líder dá a sua sugestão de recurso a ser desenvolvido, faz o mesmo que faria num feedback. Não deixou de dar o seu recado e o conectou com a visão da pessoa para si própria, o que faz todo sentido para ela. Essa estratégia, associada a uma postura de liderança ressonante e utilizada em conjunto com o tradicional feedback, tem tudo para dar ótimos resultados.

texto de: Regina Giannetti Dias Pereira
 * Richard Boyatris é professor de comportamento organizacional,psicologia e ciências cognitivas da Case Western University(EUA).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

As 6 regras comuns à pessoas de sucesso

Quem quer chegar ao sucesso na vida profissional deve ter as competências necessárias para alcançá-lo.   Procuro sempre ensinar aos meus alunos que, devemos ter sempre uma visão de futuro, sabermos onde pretendemos chegar e como vamos conseguir chegar lá.  Planejar é fundamental para conseguir atingir seus objetivos, mesmo quando as coisas não acontecem como planejamos é sempre melhor fazermos ajustes no meio do caminho do que andar sem rumo. Procure sempre ter um plano alternativo (Plano B), uma segunda opção pode devolvê-lo ao seu trajeto sem a perda do foco. A revista Exame.com, apresentou em uma matéria com a couch Sueli Volpiano e Eliane Figueiredo presidente do projeto RH, onde apresentam alguns aspectos que são comuns às pessoas bem sucedidas.  Independente da área de trabalho é possível encontrar certo padrão de atitude que impulsiona a escalada na carreira profissional. São citadas 6 regras comuns a pessoa de sucesso então está repas...

Castelos na Areia versus a Realidade

Todos nós temos sonhos e muitas vezes não sabemos como transformá-los em verdadeiros objetivos , quando li esse texto de reflexão pensei, é exatamente o que preciso para o tema de hoje. Nossos sonhos são como castelos de areia que vamos construindo em nossas mentes, passo a passo, muitos se desfazem com as primeiras ondas, outros resistem um pouco mais, contudo todos terminam desfeitos. Mas não precisa ser assim, podemos transformar nossos castelos de sonhos em realidades, para tal, basta querermos. Hoje é sexta feira, então, vamos aproveitar nosso final de semana para descansar, repor energias e nos prepararmos para transformar nossos castelos  em realidades. Todos podemos ser ou ter o que queremos, por tanto,vamos começar fazendo um bom planejamento estratégico para atingir estes objetivos, esse é o primeiro passo.Se você não souber o caminho a seguir,não chegará a lugar algum.  Um maravilhoso final de semana para você! Você já tentou construir castelos na ...