Pular para o conteúdo principal

Em épocas de crise: treinar é vantajoso!



No mercado atual, todos querem melhorar o atendimento, aumentar receitas e conquistar uma maior fatia do mercado


“No mercado atual, todos querem melhorar o atendimento, aumentar receitas e conquistar uma maior fatia do mercado”
Há muitas razões para isto. Pode ser que o número absoluto de seus concorrentes tenha crescido; talvez as decisões de compras dos seus clientes estejam sendo influenciadas pela pressão dos preços; pode ser que o mercado esteja mais maduro ou sua tecnologia esteja “envelhecendo”. Portanto, a menos que o produto ou serviço seja único no mercado é preciso procurar por uma vantagem ou diferencial, alguma coisa que faça com que sua empresa se mantenha acima de suas concorrentes. Em outras palavras, o sucesso vai estar ao lado de quem tiver colaboradores qualificados, capazes de encantar o consumidor, prestar-lhe serviços e estabelecer com ele um clima de confiança; além de produzir produtos de qualidade.
Siga meu raciocínio: o ato de vender produtos ou serviços pode ser definido como um convite para influenciar outras pessoas a agirem de acordo com a sua orientação; embora você não tenha a autoridade para realmente forçá-las a fazer isso. Este fato foi verdade quando o primeiro vendedor do mundo persuadiu seu provável cliente sobre os benefícios de fazer a compra, e isto continuou a ser válido através da história. Hoje não o é mais!
Treinamento pode ser definido como uma forma de ajudar os colaboradores a conquistar o poder nas habilidades, conceitos, comportamentos e atitudes que aumentam sua qualificação em influenciar parceiros ou clientes para produzir resultados ou tomar decisões positivas. O treinamento se concentra na interação entre a empresa e os potenciais clientes ou usuários dos serviços. Ele fornece ferramentas e técnicas que ensinam colaboradores a apresentarem seus produtos ou serviços de forma persuasiva aos clientes para que estes os entendam e respondam positivamente, comprando ou usando seus serviços.
O treinamento só será um elemento que cria satisfação; promove o crescimento pessoal e profissional; contribui para diminuir a rotatividade se todo o sistema de gestão estiver focado num mesmo objetivo. Não é possível efetuá-lo desassociado da área de compras, recursos humanos, marketing, operações e serviços. Se um dos objetivos da empresa é obter lucratividade; a equipe só será motivada se a atitudes dos gestores também colaborar para isso.
Em épocas de crise, é preciso aproveitar a “prata da casa”, um mote antigo, mas que faz uma grande diferença se bem utilizado. É nessa hora que em vez de demitir, vale à pena treinar e adequar antigos funcionários a novas funções. Já pensou nisso?
Para treinar de forma adequada e produtiva é preciso obedecer a algumas regras que comentamos a seguir:
1ª-Treinar não é dar um curso apenas
Dar um curso é melhor do que nenhum; sem dúvida. Mas um curso apenas não é suficiente para gerar as mudanças que se deseja em uma equipe. É preciso que haja continuidade, cursos básicos, reciclagens e aperfeiçoamentos, de modo que a equipe esteja sempre em evolução, em sintonia com as mudanças do mercado (novos produtos, exigências do consumidor, etc).
2ª-Treinamento exige um programa
Quando se fala em programa, não se fala apenas em treinamento. O treinamento deve ser parte de um programa mais amplo, que envolva toda a empresa, incluindo plano de carreira, salário, benefícios. Se o empresário quer crescer, deve tratar seus colaboradores como seu mais valioso ativo. Uma loja, por melhor instalada que seja, só ganha vida e desenvolvimento quando pode contar com profissionais de alto nível.
3ª- Não basta treinar a equipe de linha de frente
A maioria das empresas que treina seu pessoal dá ênfase primordial à equipe de vendas e linha de frente. Porém, não basta treinar o vendedor, se o pessoal da reposição, atendimento ao cliente e retaguarda continua adotando os mesmos velhos métodos.
4ª- Técnicas de vendas e atendimento não são suficientes
Os melhores treinamentos são os que estabelecem nos colaboradores noções claras sobre a importância da empresa em que trabalham; do seu trabalho em particular e não apenas ensinam técnicas de vendas e de atendimento. Quando os funcionários compartilham dos valores e dos objetivos da empresa, dedicando-se a atingi-los, o treinamento ganha outra dimensão e produz melhores resultados.
5ª- Deve haver sintonia com o programa de resultados
Tudo deve começar, na verdade, no planejamento estratégico da empresa, onde está, onde quer chegar, o que fazer para atingir os objetivos. Ao definir todos os meios com os quais pretende trabalhar, necessariamente deve definir o que espera de seus colaboradores; dos palestrantes ou consultores; instruí-los sobre o que pretendem alcançar e verificar do que necessitam para que apresentem o desempenho desejado.
6ª- Treinamento exige acompanhamento
Não há resultados sem acompanhamento. Muitos treinamentos bem ministrados tornam-se nulos quando os colaboradores deixam de ser estimulados, elogiados e acompanhados em seu trabalho. É necessário corrigir rumos, rever performances, metas e elogiar ou re-orientar.
Vivemos em um período de grandes desafios e muitas mudanças; nunca foi tão necessário investir no seu maior ativo, “os colaboradores“, pois é impossível oferecer produtos e serviços de qualidade, ou criar diferenciais competitivos, sem pessoas qualificadas. Treinar é preciso!
Texto de:  Silvia OSSO,Consultora de empresas. Jornalista , especialista em varejo,é autora dos livros Atender bem dá lucro ; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e do DVD Etiqueta Empresarial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

As 6 regras comuns à pessoas de sucesso

Quem quer chegar ao sucesso na vida profissional deve ter as competências necessárias para alcançá-lo.   Procuro sempre ensinar aos meus alunos que, devemos ter sempre uma visão de futuro, sabermos onde pretendemos chegar e como vamos conseguir chegar lá.  Planejar é fundamental para conseguir atingir seus objetivos, mesmo quando as coisas não acontecem como planejamos é sempre melhor fazermos ajustes no meio do caminho do que andar sem rumo. Procure sempre ter um plano alternativo (Plano B), uma segunda opção pode devolvê-lo ao seu trajeto sem a perda do foco. A revista Exame.com, apresentou em uma matéria com a couch Sueli Volpiano e Eliane Figueiredo presidente do projeto RH, onde apresentam alguns aspectos que são comuns às pessoas bem sucedidas.  Independente da área de trabalho é possível encontrar certo padrão de atitude que impulsiona a escalada na carreira profissional. São citadas 6 regras comuns a pessoa de sucesso então está repas...

Castelos na Areia versus a Realidade

Todos nós temos sonhos e muitas vezes não sabemos como transformá-los em verdadeiros objetivos , quando li esse texto de reflexão pensei, é exatamente o que preciso para o tema de hoje. Nossos sonhos são como castelos de areia que vamos construindo em nossas mentes, passo a passo, muitos se desfazem com as primeiras ondas, outros resistem um pouco mais, contudo todos terminam desfeitos. Mas não precisa ser assim, podemos transformar nossos castelos de sonhos em realidades, para tal, basta querermos. Hoje é sexta feira, então, vamos aproveitar nosso final de semana para descansar, repor energias e nos prepararmos para transformar nossos castelos  em realidades. Todos podemos ser ou ter o que queremos, por tanto,vamos começar fazendo um bom planejamento estratégico para atingir estes objetivos, esse é o primeiro passo.Se você não souber o caminho a seguir,não chegará a lugar algum.  Um maravilhoso final de semana para você! Você já tentou construir castelos na ...