Sim, o futuro do mercado corporativo é instável (e imprevisível), mas é possível adiantar algumas tendências e tentar prever as habilidades que os profissionais deverão possuir. Por exemplo: cada vez mais, focar em novas ideias, criatividade e inovação e menos em trabalhos mecanizados será um imperativo nas organizações.
Segundo o consultor de gestão da Inside Business Design, Marcelo Scharra, a palavra que define o caminho dos profissionais para os próximos cinco anos é mesmo “inovação”. “Trabalhar com o valor agregado à criatividade é trabalhar com algo além da renovação, ou seja, é saber inovar efetivamente”, conta ele.
Pragmaticamente, o desenvolvimento da criatividade depende exclusivamente de três tipos de repertórios: cultural, emocional e técnico. E para adquirir conhecimento em cada uma dessas três frentes, cabe ao profissional buscar as informações necessárias por meio de diferentes artifícios. “Para o repertório cultural, é preciso conhecer o mundo, viajar, visitar museus. Já o técnico pode ser adquirido com a leitura profunda e os estudos. Por fim, o emocional vem do autoconhecimento, que pode ser conquistado em aulas de ioga, meditação, terapia”, explica Scharra.
Além da busca por parte dos profissionais, as empresas também devem se antecipar para montar um time que se preocupa em inovar, empreender e colaborar. Entre as características que as companhias estão (ou deveriam estar) desenvolvendo é possível citar a facilitação para um ambiente receptivo a mudanças.
“Geralmente, as organizações criam um monte de regras que limitam a criatividade de seus profissionais. A criatividade precisa de liberdade para ser trabalhada entre indivíduos, e muitas empresas optam por trabalhar com o método Open Innovation para facilitar a criação de um ambiente corporativo mais agradável”, comenta Scharra.
“Geralmente, as organizações criam um monte de regras que limitam a criatividade de seus profissionais. A criatividade precisa de liberdade para ser trabalhada entre indivíduos, e muitas empresas optam por trabalhar com o método Open Innovation para facilitar a criação de um ambiente corporativo mais agradável”, comenta Scharra.
Para ele, outros fatores para os quais as companhias devem atentar para os próximos anos: “A valorização do trabalho em equipe e mais espaço para erros”.
Equipe BVE & Conexus Content Company - 06/2015
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua sugestão ou opinião, quero contar com sua participação.