Pular para o conteúdo principal

As Habilidades e Competências dos Profissionais do Futuro.



Sim, o futuro do mercado corporativo é instável (e imprevisível), mas é possível adiantar algumas tendências e tentar prever as habilidades que os profissionais deverão possuir. Por exemplo: cada vez mais, focar em novas ideias, criatividade e inovação e menos em trabalhos mecanizados será um imperativo nas organizações.
Segundo o consultor de gestão da Inside Business Design, Marcelo Scharra, a palavra que define o caminho dos profissionais para os próximos cinco anos é mesmo “inovação”. “Trabalhar com o valor agregado à criatividade é trabalhar com algo além da renovação, ou seja, é saber inovar efetivamente”, conta ele.
Pragmaticamente, o desenvolvimento da criatividade depende exclusivamente de três tipos de repertórios: cultural, emocional e técnico. E para adquirir conhecimento em cada uma dessas três frentes, cabe ao profissional buscar as informações necessárias por meio de diferentes artifícios. “Para o repertório cultural, é preciso conhecer o mundo, viajar, visitar museus. Já o técnico pode ser adquirido com a leitura profunda e os estudos. Por fim, o emocional vem do autoconhecimento, que pode ser conquistado em aulas de ioga, meditação, terapia”, explica Scharra.
Além da busca por parte dos profissionais, as empresas também devem se antecipar para montar um time que se preocupa em inovar, empreender e colaborar. Entre as características que as companhias estão (ou deveriam estar) desenvolvendo é possível citar a facilitação para um ambiente receptivo a mudanças.
“Geralmente, as organizações criam um monte de regras que limitam a criatividade de seus profissionais. A criatividade precisa de liberdade para ser trabalhada entre indivíduos, e muitas empresas optam por trabalhar com o método Open Innovation para facilitar a criação de um ambiente corporativo mais agradável”, comenta Scharra.
Para ele, outros fatores para os quais as companhias devem atentar para os próximos anos: “A valorização do trabalho em equipe e mais espaço para erros”.
 
Equipe BVE & Conexus Content Company - 06/2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONAEDIR - CONGRESSO NACIONAL ONLINE

                                Conto com vocês para que esse congresso venha prestigiar!                                      ACESSE O LINK ABAIXO PARA INSCRIÇÕES                                                                               http://conaedir.com.br/marcia

Autoconhecimento: Essencial para liderar mudanças

Texto: Equipe BVE & Conexus Content Company - 08/2015 Talvez você ainda não tenha parado para analisar desta maneira, mas uma das peças essenciais para o desenvolvimento das empresas é a busca pelo autoconhecimento por parte dos seus líderes.  Quando um executivo/empresário/profissional busca conhecer a si mesmo, sua capacidade de empatia aumenta significativamente e seu ego fica mais “controlável”, o que o torna um líder mais sensível e efetivo. Diante disso, não é exagero dizer que talvez a única ferramenta capaz de amenizar a má influência que o ego tende a ter numa situação de transformações e estresse corporativos é o autoconhecimento. De acordo com o vice-presidente de RH para a AL da Nextel, Américo Figueiredo, “as empresas com melhor compreensão da importância do ser humano integral, do homem atrás do profissional, já estão considerando o autoconhecimento como parte importante dos seus programas de desenvolvimento”.  Ele explica: “O autoconhecimento é uma v...

9 Coisas que pessoas de sucesso não fazem

Se você quer ser bem sucedido na vida, é muito provável que esta pergunta já tenha passado pela sua cabeça: “Qual é o segredo do sucesso?” Cada nicho tem a sua peculiaridade, mas é fato que as pessoas que alcançaram o tão sonhado sucesso possuem muitas características em comum. Uma boa maneira de começar a seguir o passo dessas pessoas é saber o que elas evitam ou não fazem de forma alguma. Afinal de contas, elas devem ter boas razões para isso… Veja 9 coisas que uma pessoa de sucesso não faz: 1- Não priorizam a perfeição Como é de conhecimento geral, dizemos que o perfeito não existe. No entanto, desenvolver um produto, serviço ou projeto que funcione da melhor forma possível é algo plenamente tangível. O grande problema, no entanto, é o tempo que isso demora para ser alcançado. Muitas empresas já perderam grandes oportunidades de mercado por não lançar um produto no momento certo achando que ele precisava de mais detalhes. Enquanto as pessoas que se prendem à perfe...