Pular para o conteúdo principal

Conheça e Saiba como Lidar com os Desafios Da Liderança na Gestão de Pessoas.



liderança é uma das principais necessidades da sociedade, é por meio dela que grandes organizações continuam surgindo. Ser líder é assumir uma posição de coordenação com o objetivo de atingir um resultado satisfatório, por isso, os líderes possuem um papel importante dentro das organizações, pois são capazes de entender os desdobramentos que envolvem a relação interpessoal no ambiente de trabalho.
liderança e a gestão de pessoas são áreas comuns e complementares que visam a colaboração de pessoas, é por meio de um líder que funcionários são inspirados e motivados a alcançar um mesmo denominador comum.
Dentro de uma empresa, diferentes perfis de líderes são necessários de acordo com a demanda exigida. Entre eles está o líder autocrático, ou seja, o líder que decide e fixa todas as diretrizes sem qualquer participação do grupo, também existe o líder liberal, que conta com uma minima participação de sua equipe para decidir ações, já o líder democrático permite que o grupo debate as ideias, onde ele apenas acompanha e estimula.
Sob a influência de um líder treinado, atividades são desenvolvidas com o intuito de melhorar a produtividade e o ambiente de trabalho. O gestor designado para este cargo precisa interagir com sua equipe, transmitindo adequadamente as informações de sua empresa e se adaptando a diferentes grupos de pessoas, com variados comportamentos. Além de ter excelente conhecimento operacional, precisa conciliar sua inteligência emocional e intelectual, a fim de superar as adversidades e obter os resultados esperados.
Na rotina de um líder, algumas metas ainda precisam ser cumpridas, como: diagnosticar  problemas, expor desafios, motivar sua equipe, regular o nível de conflito e desordem e ter uma visão a médio e longo prazo.
Mas não basta apenas liderar e exercer certas atividades, o conceito de liderança também precisa enfrentar desafios que estão inclusos no pacote. Estratégias precisam ser criadas a fim de coordenar melhor as atividades que serão exercidas, também como forma de ter um plano B para situações imprevisíveis. Além do mais, o gestor responsável precisa estar a par dos valores defendidos pela empresa e acreditar fielmente nas suas próprias ideias, com o objetivo de que sua equipe também se comprometa. Nesse sentido, é necessário compreender que o autoritarismo não é o melhor direcionamento para se alcançar a confiança de uma equipe.
Seu maior desafio é, portanto, fazer com que os colaboradores tenham as mesmas metas e que, acima de tudo, entendam a sua importância para toda a organização.
Vivemos hoje uma transição no mundo corporativo, onde a Era da Informação e do Conhecimentosubstitui a Era Industrial. Deste modo, um líder torna-se essencial para o  setor empresário, pois agrega valor e credibilidade na imagem da instituição. Neste cenário destaca-se no mercado a empresa que possui uma equipe motivada e comprometida, representada sempre por um líder que enxergue além de suas funções!


*texto: onovogestor.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento: Essencial para liderar mudanças

Texto: Equipe BVE & Conexus Content Company - 08/2015 Talvez você ainda não tenha parado para analisar desta maneira, mas uma das peças essenciais para o desenvolvimento das empresas é a busca pelo autoconhecimento por parte dos seus líderes.  Quando um executivo/empresário/profissional busca conhecer a si mesmo, sua capacidade de empatia aumenta significativamente e seu ego fica mais “controlável”, o que o torna um líder mais sensível e efetivo. Diante disso, não é exagero dizer que talvez a única ferramenta capaz de amenizar a má influência que o ego tende a ter numa situação de transformações e estresse corporativos é o autoconhecimento. De acordo com o vice-presidente de RH para a AL da Nextel, Américo Figueiredo, “as empresas com melhor compreensão da importância do ser humano integral, do homem atrás do profissional, já estão considerando o autoconhecimento como parte importante dos seus programas de desenvolvimento”.  Ele explica: “O autoconhecimento é uma viagem sol

O que é Dano existencial?

Os Cinco Pilares da Memória .

Por volta do ano 500 a.C., na Grécia Clássica, um boxeador chamado Scopas, ao alcançar a mais importante vitória de sua carreira, contratou o poeta Simônides de Ceos para escrever um hino, em seu louvor, que registrasse a conquista e fosse apresentado na festa comemorativa desse feito. Assim aconteceu. Apontado por alguns como o pai do iluminismo grego, Simônides não era um poeta qualquer. Platão o chamava de “homem sábio e divino” e Gotthold Lessing o intitulou como o “Voltaire grego”. Simônides, autor da frase “pintura é poesia silenciosa e poesia é pintura falante”, inspirou as teorias de Kandinsky sobre a relação entre espiritualidade e arte. O pintor russo, mais de dois milênios depois, desenvolveu a idéia do grego e, em seu livro “Do espiritual na Arte”, lançou a proposta de escutar, em um piano interno, a música de cada imagem. Segundo conta Cícero, quando Scopas percebeu que o poema que havia encomendado tinha dois terços de sua sofisticada retórica louvando os deuses de