Por: Júlio Clebsch e Raúl Candeloro
Um importante mandamento do Decálogo do Cliente é o que se refere à inovação, ao constante processo de, periodicamente, lançar novidades que mantenham seus clientes sempre interessados em se relacionar com você. Afinal, todo cliente quer ser surpreendido positivamente, concorda? Aliás, muitos deles estão dispostos até a pagar mais por isso!
Este é um mundo dinâmico, veloz e os clientes buscam por coisas diferentes, criativas e inovadoras. Cada vez mais as marcas, seus serviços e seus pontos de venda procuram aperfeiçoar a experiência de compra do cliente, apelando, muitas vezes, para seus sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar). Se você quiser atrair e fidelizar clientes, apresente periodicamente novidades a eles.
Portanto, neste mês, trazemos para você ideias de como inovar e surpreender seus clientes. Inspire-se nelas para inovar no seu negócio.
Uma das formas mais garantidas de alcançar os prospects é através dos filhos deles. Uma pizzaria dos Estados Unidos, por exemplo, fez uma promoção dando uma pizza (claro) pequena às crianças que mostrassem um boletim escolar com boas notas. Lógico que todas elas acabavam levando a família toda para comer lá!Nem Walmart nem Carrefour. Por muito tempo, o supermercado que mais vendeu por metro quadrado nos Estados Unidos foi o Stew Leonard’s. Como ele conseguiu isso? Tornando as compras divertidas. Empregados do supermercado se fantasiam, dispositivos nas gôndolas tocam musiquinhas quando os consumidores passam por eles… Reuniões periódicas entre a diretoria e os consumidores são feitas para saber o que pode ser melhorado, os caixas devem sempre sorrir ao saudar o cliente pelo nome. E, importante, possuem um criterioso processo de recrutamento e seleção de colaboradores.
Isto é diferenciação e foco!
Na Inglaterra, uma empresa levou o posicionamento de mercado a uma área, até aquele momento, inexplorada: funerais. Clientes como freiras, velhinhas e jovens ainda virgens, que não desejassem que seus corpos fossem tocados pelas mãos de homens, contavam com um serviço funerário composto inteiramente por mulheres. Grande sacada, não?
Em 1988, quando nenhuma empresa de biscoitos havia pensado em fazer bolachas voltadas para o público infantil no Brasil, eis que surge a Trakinas. Os anos se passaram e outras novidades foram surgindo, por exemplo: biscoitos com furinhos, carinhas divertidas, vitaminados, com embalagem lanchinho pesando 93 gramas, recheio em dobro e muito mais. O interessante da história da Trakinas é que essa percepção ocorreu em uma época em que não era tão evidente a força das crianças como consumidoras e frequentadoras assíduas de supermercados. O resultado desse pioneirismo foi a liderança no mercado nacional. Outros segredos da marca foram os investimentos em marketing, além da criação de um site para o público infantil, responsável pelo consumo de 2/3 dos produtos da marca.
Pessoas criativas e atentas, ainda que humildes, criam oportunidades inusitadas para aumentarem seus faturamentos. Conheça dois exemplos aplicados na praia: em Salvador, um rapaz que aluga cadeiras de praia oferece um serviço agregado de benefício muito reconhecido. Depois que o cliente faz uma locação, a cada 30 minutos ele leva água gelada do mar para umedecer a areia e os pés dos seus locatários enquanto tomam seu banho de sol.
Em Ipanema, no Rio de Janeiro, o dono de uma barraca mantém um “tapete” de areia molhada para os veranistas não queimarem seus pés na areia escaldante quando forem do calçadão até sua barraca, que fica próxima do mar. Melhorar os serviços que sua empresa oferece não exige grandes investimentos, e sim, criatividade.
Muitos empreendedores sofrem para colocar seu novo produto no mercado. Para a norte-americana Stephanie Keller, o sofrimento e a dor foram literais.
Cansada de se machucar com uma pinça de sobrancelhas, ela começou a pensar em um desenho melhor para o aparelho. Entretanto, como não sabia se era a única que sofria desses problemas, resolveu pesquisar. Essa foi sua grande jogada: sua pesquisa não custou um centavo. Ela simplesmente se inscreveu em fóruns da internet dedicados à moda, tomou o cuidado de não revelar suas ideias, postou suas desventuras com a pinça e pediu histórias similares. Com as respostas, viu que havia demanda para o produto e foi em frente.
Você pode fazer o mesmo antes de lançar seu produto ou serviço. Disfarce, não diga o que pretende fazer e colha ideias, histórias ou sugestões.
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