Pular para o conteúdo principal

Tecnologia para humanizar o atendimento


Tecnologia-para-humanizar-o-atendimento-televendas-cobranca


Ela fala com você como se estivesse ao seu lado. Não utiliza linguagem formal, nem a frieza das vozes que costumamos ouvir quando ligamos para as empresas de contact center. Ela é Ana Clara – morena, alta e com uma voz que conquista o cliente pela simpatia e fez todo o time de TI da Smiles, empresa de programa de fidelidade, se apaixonar. Mas ela não existe. É uma criação da empresa com o intuito de tornar a comunicação com o cliente menos fria.
Parece um contrassenso, mas a Smiles tem investido alto em tecnologia para humanizar o atendimento. É que a empresa percebeu que de nada adianta automatizar toda a cadeia de relação com o cliente se todo esse arcabouço tecnológico não estiver conversando com a missão da companhia.
“A gente quer ser o programa com plataforma mais completa de produtos e serviços de turismo, entretenimento e varejo. Nossa missão é transformar milhas em sorriso”, afirmou André Fehlauer, diretor de produtos, atendimento e CRM da companhia, durante palestra realizada no Conarec 2015, em São Paulo. “A partir isso, começamos a questionar o que queremos com esse negócio todo. Estamos crescendo bastante, em um ritmo maluco e vimos que nosso atendimento não estava acompanhando o que queríamos”, constatou.
A empresa, então, adotou algumas iniciativas para enxergar mais sorrisos no rosto dos clientes e começou a desenvolver, há um ano, a URA (Unidade de Resposta Audível). Foi trocada toda a interface de atendimento eletrônico, o site da companhia foi todo refeito, e foi lançada a troca das milhas por produtos. Além dela, claro, a Ana Clara. Para criá-la, a empresa teve de entender como ela conversaria com a marca, como ela impactaria a experiência do cliente, e a partir daí foram realizados vários e testes.
Falando assim, tudo parece bem simples. “Vejo vocês sacudindo a cabeça, e parece que foi da noite para o dia, mas para montar todo esse projeto, você precisa convencer todo mundo de que isso funciona”, disse o executivo. “Durante todo o processo de criação da persona, analisamos a relação do cliente com a marca, como ele se sente em relação a ela. Precisamos entender quais eram as demandas para começar a construir esse negócio”, contou.
Essas mudanças também se refletiram nos outros canais da empresa. O site ganhou conteúdo, antes escasso, com a ideia de tentar sanar as grandes e principais dúvidas dos clientes ali mesmo. E esse conteúdo é atualizado com frequência, de acordo com a demanda, pois com novas ferramentas tecnológicas, a empresa acompanha online a quantidade de pessoas que acessam o site, o que elas buscam, veem e o que elas buscam e não encontram. “Quando colocamos no ar, o volume de acessos cresceu 40% e conseguimos acompanhar a tendência do que está acontecendo”, disse.
Os resultados dessas mudanças foi um aumento de 12% na satisfação dos clientes, a eficiência no atendimento eletrônico cresce 30%, a identificação do cliente cresceu 50% e houve uma redução de 95% nas transferências entre atendentes. Todos esses números fizeram a empresa avançar 14 posições no ranking das empresas mais valiosas do
País. Com um lucro líquido de R$ 284 bilhões em 2014, a empresa tem valor de marca registrada em 2014 de US$ 493 milhões.
“A tecnologia por si só não existe. Ela tem de estar a serviço de alguma coisa. Tem coisas que são muito simples e podem ser garantidas pela tecnologia e a humanização entra onde ele pode fazer a diferença. Cada um tem o seu lugar e nenhum substitui o outro”, conclui.
texto de Afonso Bazolli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

As 6 regras comuns à pessoas de sucesso

Quem quer chegar ao sucesso na vida profissional deve ter as competências necessárias para alcançá-lo.   Procuro sempre ensinar aos meus alunos que, devemos ter sempre uma visão de futuro, sabermos onde pretendemos chegar e como vamos conseguir chegar lá.  Planejar é fundamental para conseguir atingir seus objetivos, mesmo quando as coisas não acontecem como planejamos é sempre melhor fazermos ajustes no meio do caminho do que andar sem rumo. Procure sempre ter um plano alternativo (Plano B), uma segunda opção pode devolvê-lo ao seu trajeto sem a perda do foco. A revista Exame.com, apresentou em uma matéria com a couch Sueli Volpiano e Eliane Figueiredo presidente do projeto RH, onde apresentam alguns aspectos que são comuns às pessoas bem sucedidas.  Independente da área de trabalho é possível encontrar certo padrão de atitude que impulsiona a escalada na carreira profissional. São citadas 6 regras comuns a pessoa de sucesso então está repas...

Castelos na Areia versus a Realidade

Todos nós temos sonhos e muitas vezes não sabemos como transformá-los em verdadeiros objetivos , quando li esse texto de reflexão pensei, é exatamente o que preciso para o tema de hoje. Nossos sonhos são como castelos de areia que vamos construindo em nossas mentes, passo a passo, muitos se desfazem com as primeiras ondas, outros resistem um pouco mais, contudo todos terminam desfeitos. Mas não precisa ser assim, podemos transformar nossos castelos de sonhos em realidades, para tal, basta querermos. Hoje é sexta feira, então, vamos aproveitar nosso final de semana para descansar, repor energias e nos prepararmos para transformar nossos castelos  em realidades. Todos podemos ser ou ter o que queremos, por tanto,vamos começar fazendo um bom planejamento estratégico para atingir estes objetivos, esse é o primeiro passo.Se você não souber o caminho a seguir,não chegará a lugar algum.  Um maravilhoso final de semana para você! Você já tentou construir castelos na ...