por: Afonso Bazolli
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fonte Exame 04 de janeiro de 2016 - 18:02
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Por: Adeline Daniele
Em uma época em que todos os processos de recrutamento nas empresas são
praticamente automatizados, a tecnologia é uma das formas mais eficientes
usadas para que as empresas possam ter um banco de dados de candidatos
talentosos para novas contratações.
Currículos em papel são substituídos por formulários personalizados para
cada vaga e recrutadores podem avaliar os profissionais remotamente por meio de
avaliações e questionários online.
No entanto, a falta de humanização nesses processos seletivos pode
acabar prejudicando todo o investimento de tempo e dinheiro que os empregadores
gastam devido à tecnologia – ou à falta dela.
Questionários longos, falta de comunicação e de versões de sistemas
otimizados para dispositivos móveis são alguns dos fatores que podem afastar um
possível talento de uma oportunidade de emprego.
Um estudo realizado pelo CareerBuilder nos Estados Unidos revela as
principais barreiras relacionadas à tecnologia que podem estar prejudicando as
empresas na retenção de talentos e, consequentemente, a experiência de seus
candidatos em processos seletivos.
A pesquisa faz parte de um estudo maior, chamado “Como a experiência do
candidato está transformando a tecnologia nos Recursos Humanos”, conduzido pela
Harris Poll a pedido do CareerBuilder.
Durante as pesquisas, foram entrevistados 374 profissionais de RH e 319
candidatos.
Como resultado, foram identificados cinco obstáculos que podem afastar
talentos de uma oportunidade de emprego:
1. Falha na captação de candidatos interessados
Nem todo candidato tem tempo de se inscrever no processo seletivo logo
na primeira vez que fica sabendo de uma oportunidade.
Segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados acham importante que os
recrutadores ofereçam a possibilidade de o candidato deixar suas informações de
contato para se inscrever depois.
No entanto, mais da metade dos empregadores afirmaram não usar nenhuma
ferramenta para captar candidatos que não se inscreveram para uma vaga, algo
que reduz as chances de a companhia captar mais talentos para sua equipe.
Apenas 23% dos profissionais de recursos humanos afirmaram usar uma
versão reduzida do formulário de inscrição para reunir informações sobre os
candidatos.
2. Deixar de manter relacionamento com os
candidatos
Outro desafio enfrentado pelos recrutadores é manter contato com os
candidatos que não foram contratados para uma vaga, mas que têm perfil para
futuras oportunidades.
Apesar de 42% dos candidatos afirmarem que gostariam de receber e-mails
com novas oportunidades nas companhias, apenas 38% deles afirmaram que voltam a
falar com esses profissionais a cada seis meses ou com mais frequência.
36% dos recrutadores afirmaram não entrar em contato com profissionais
de processos anteriores, geralmente porque usavam os currículos mais recentes
(69%) ou porque não tinham tempo de fazê-lo (28%).
3. Respostas automáticas
Embora o recurso para criar respostas automáticas seja muito útil para
manter os candidatos atualizados sobre um processo seletivo, muitos
profissionais sentem que esse tipo de abordagem não é o suficiente.
De acordo com a pesquisa, 62% dos candidatos afirmaram que esperam
receber comunicados mais personalizados, enquanto 67% dizem que esperam
telefonemas dos recrutadores depois de se apresentarem para a vaga.
4. Limitar as inscrições ao computador
Com a evolução contínua nas tecnologias móveis, muitos profissionais
esperam poder se candidatar a uma vaga diretamente por seus smartphones.
Porém, 46% dos recrutadores entrevistados não oferecem a opção de
acessar seus formulários de inscrição em um dispositivo móvel devido a falta de
recursos ou questões técnicas.
Além disso, apesar de 33% dos empregadores perceberem uma queda maior no
número de candidatos devido à falta de uma ferramenta para dispositivos móveis,
24% deles não acreditam que esse recurso deva ser considerado como parte da
experiência com o candidato – o que significa uma grande perda para estas
companhias porque 65% dos candidatos raramente voltam ao computador para
terminar a inscrição quando não conseguem acessar o sistema pelo celular.
5. Formulários de inscrição complexos e longos
Ter um processo seletivo complexo pode significar um melhor filtro na
hora de escolher um candidato mais capacitado para a vaga. No entanto, até
mesmo os profissionais mais talentosos podem não ter disposição para preencher
formulários de inscrição com várias páginas.
Segundo o estudo, 53% dos recrutadores acreditam que um processo longo é
bom para eliminar candidatos menos engajados ou menos qualificados para a vaga.
Em contrapartida, 60% dos candidatos afirmaram já ter deixado de
terminar uma aplicação devido à sua forma complexa e ao longo tempo que teriam
que dedicar ao formulário e 29% acreditam que um processo de inscrição deve
levar no máximo 10 minutos ou menos para ser preenchido.
Além disso, 37% dos recrutadores disseram que eles geralmente fazem mais
de 15 perguntas no processo de inscrição, enquanto metade (51%) das pessoas que
buscam emprego acredita que o formulário não deveria trazer mais do que 10
questões.
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