Pular para o conteúdo principal

Rotary International Origem

Imagem relacionadaHistória do Rotary


Sede mundial do Rotary International em Evanston, EUA.
fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
É difícil dizer exatamente quando surgiu o Rotary. Muitos usam a data de fundação do Rotary Club de Chicago -- 23 de fevereiro de 1905 -- como referência principal, porém seu embrião foi gerado em 1900.
Naquela época, havia em Chicago um advogado em início de carreira chamado Paul Percy Harris que crescera na pequena, pacata e acolhedora Wallingford, no estado de Vermont e que, morando na segunda maior cidade do continente, sentia falta do espírito de camaradagem de seus tempos de infância, juventude e universidade.
Mas, em uma noite do verão de 1900, Paul foi jantar na casa de um colega advogado no bairro de Rogers Park. Terminada a refeição, saíram para uma caminhada nas redondezas e Paul viu que seu anfitrião tinha conseguido fazer vários amigos no comércio local. Ali lhe surgiu a ideia de um clube que transformasse relacionamentos comerciais em amizades. Tal ideia ficou encubada na mente de Harris durante cinco anos, até que, na noite de 23 de fevereiro de 1905, ele e mais três amigos fizeram a primeira reunião do que seria o primeiro Rotary Club.

Fundação do Rotary Club de Chicago

Os primeiros rotarianos eram homens de negócios (que em inglês, businessman, é um termo muito amplo) vindos de cidades pequenas e que haviam conseguido se estabelecer na metrópole. Além de Paul, estavam presentes um cliente seu, Silvester Schieler, um outro amigo, Gustavus (Gus) Loehr e um amigo deste último, Hiram Shorey. Um quarto nome, Harry Ruggles, era parte da lista inicial de Paul mas somente começou a frequentar o clube a partir da segunda reunião. Schieler tinha uma empresa de fornecimento de carvão, na época o principal meio de aquecimento de interiores, e Loehr era engenheiro de minas. Não se conheciam mas Paul previra, com sucesso, que se tornariam amigos com o convívio. Shorey era o que se chamava na época de merchant tailor, que hoje corresponderia a ser dono de uma confecção, e Ruggles tinha uma gráfica, a qual fazia os papéis do escritório onde Paul trabalhava.
Na gênese do Rotary, podemos já ver dois de seus elementos principais: o companheirismo[7] e as relações profissionais.
O terceiro elemento, o serviço à comunidade, surgiu em 1907, quando o Rotary Club de Chicago decidiu construir um banheiro público (eufemisticamente chamado de "Public Comfort Station")[8]. Embora com certa pressão contra de algumas lojas e bares vizinhos, o projeto foi realizado, tornando-se o primeiro de milhares de outros.

Monumento do Rotary em Tigre,Argentina.

O Rotary e a II Guerra Mundial

Durante a II Guerra Mundial, muitos clubes foram forçados a se desativar, enquanto outros intensificaram seus esforços humanitários de modo a socorrer as vítimas da guerra. Em 1942, em preparação para o pós-guerra, rotarianos realizaram uma conferência para promover intercâmbios internacionais de âmbito educacional e cultural, a qual inspirou a fundação da Unesco.
Em 1945, 49 rotarianos serviram em 29 delegações na Conferência de Fundação da ONU. O Rotary ainda participa ativamente das conferências da ONU, enviando observadores aos principais encontros e incluindo em suas publicações tópicos em destaque nas Nações Unidas.
“São poucos os que deixam de reconhecer o trabalho realizado pelos Rotary Clubs em todo o mundo”, declarou Winston Churchill

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento: Essencial para liderar mudanças

Texto: Equipe BVE & Conexus Content Company - 08/2015 Talvez você ainda não tenha parado para analisar desta maneira, mas uma das peças essenciais para o desenvolvimento das empresas é a busca pelo autoconhecimento por parte dos seus líderes.  Quando um executivo/empresário/profissional busca conhecer a si mesmo, sua capacidade de empatia aumenta significativamente e seu ego fica mais “controlável”, o que o torna um líder mais sensível e efetivo. Diante disso, não é exagero dizer que talvez a única ferramenta capaz de amenizar a má influência que o ego tende a ter numa situação de transformações e estresse corporativos é o autoconhecimento. De acordo com o vice-presidente de RH para a AL da Nextel, Américo Figueiredo, “as empresas com melhor compreensão da importância do ser humano integral, do homem atrás do profissional, já estão considerando o autoconhecimento como parte importante dos seus programas de desenvolvimento”.  Ele explica: “O autoconhecimento é uma viagem sol

CONAEDIR - CONGRESSO NACIONAL ONLINE

                                Conto com vocês para que esse congresso venha prestigiar!                                      ACESSE O LINK ABAIXO PARA INSCRIÇÕES                                                                               http://conaedir.com.br/marcia

Carta de um pai ao professor de seu filho

Atualíssima aos dias de hoje. Advogado e político, Lincoln foi 16º Presidente dos EUA “Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas, por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que, para cada egoísta, há também um líder dedicado. Ensine-lhe, por favor, que para cada inimigo haverá também um amigo. Ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada. Ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória; afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso. Faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales. Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa. Ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros. Ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os o