Pular para o conteúdo principal

O desafio de mudar: como contornar resistências à mudança



Tudo muda o tempo todo. A vida é assim. Nossas empresas também. Entretanto, mudar é um dos grandes medos do ser humano. A maioria de nós simplesmente tem pavor de mudança. É contraditório porque afinal mudar é preciso, mas muitas vezes eu, você, nós tentamos não aceitar a mudança. É como remar contra a maré o tempo todo. E remamos com muita força para evitar a todo custo que as mudanças ocorram. 
Em tempos de crise, como a que vivemos, mudança é a palavra de ordem. Inclusive para sair da crise. Mudanças são naturais e essenciais para as empresas crescerem. Mudar faz bem! 
Diante dessa necessidade das empresas, fica a questão – como contornar as resistências à mudança? 
Para começar, reconhecer a necessidade de mudar já é o primeiro desafio a ser enfrentado. Depois precisamos definir estratégias eficazes que possam amenizar resistências, pois são fundamentais para o sucesso da implantação de qualquer mudança.  
O processo de adaptação deve ser rápido, mas sempre levando em conta o mínimo de desgaste durante o procedimento.  
Não devemos subestimar a capacidade que as pessoas possuem para resistir a qualquer tipo de mudança. O que poderia ser uma coisa boa e produtiva para todos pode se tornar um prejuízo grande e um desgaste para imagem da empresa.   
A maior causa do insucesso na implantação de mudanças ocorre em razão destas resistências internas. Estudos recentes indicam que o índice de sucesso das mudanças é de apenas 1/3. O que convenhamos é muito baixo.   
A principal causa deste percentual é creditada às pessoas, que criam zonas de conforto e sentem-se ameaçadas por qualquer coisa que possa atingir essa “segurança“.   
Outro fato é que, toda vez que uma empresa passa por este tipo situação e fracassa, acaba por marcar negativamente a sua credibilidade, gerando falta de confiança junto aos colaboradores.   
Para entendermos melhor, vamos analisar um exemplo muito comum na hierarquia das empresas em processo de mudança. Pense em um colaborador que durante anos trabalhou com um determinado equipamento. O conceito que tem sobre si mesmo é de um profissional competente e seguro de seus conhecimentos. Mas a partir do momento em que a empresa quer colocar um novo equipamento na área, com sistema mais avançado, isso passa a ser uma ameaça. Este colaborador sente a perda do status, do conforto, do controle sobre seu dia a dia diante da novidade, da mudança. 
Para piorar, imaginemos que um novo colaborador, parte da mesma equipe, que por possuir um conhecimento avançado em tecnologia, sente-se muito a vontade com as mudanças. Inevitável que o primeiro, se sentindo ainda mais inseguro, crie uma resistência à implantação do sistema. Com isso teremos um grande problema interno.  
É extremamente importante levarmos em conta no momento do planejamento de qualquer mudança, quais serão as estratégias a serem utilizadas para neutralizar as possíveis resistências.  O que pode ser a diferença entre sucesso ou fracasso.  
O curso CONTORNANDO RESISTÊNCIAS À MUDANÇA apresenta estratégias para identificar e contornar situações que impeçam mudanças. Vamos mostrar as três principais causas de conflitos e entender quais são os aspectos lógicos, psicológicos e sociológicos que estão presentes nas resistências às mudanças. Garantindo assim, uma transição eficiente e eficaz, com colaboradores motivados e atuantes no processo de implantação e adaptação. 
Redação: Marcia Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

As 6 regras comuns à pessoas de sucesso

Quem quer chegar ao sucesso na vida profissional deve ter as competências necessárias para alcançá-lo.   Procuro sempre ensinar aos meus alunos que, devemos ter sempre uma visão de futuro, sabermos onde pretendemos chegar e como vamos conseguir chegar lá.  Planejar é fundamental para conseguir atingir seus objetivos, mesmo quando as coisas não acontecem como planejamos é sempre melhor fazermos ajustes no meio do caminho do que andar sem rumo. Procure sempre ter um plano alternativo (Plano B), uma segunda opção pode devolvê-lo ao seu trajeto sem a perda do foco. A revista Exame.com, apresentou em uma matéria com a couch Sueli Volpiano e Eliane Figueiredo presidente do projeto RH, onde apresentam alguns aspectos que são comuns às pessoas bem sucedidas.  Independente da área de trabalho é possível encontrar certo padrão de atitude que impulsiona a escalada na carreira profissional. São citadas 6 regras comuns a pessoa de sucesso então está repas...

Castelos na Areia versus a Realidade

Todos nós temos sonhos e muitas vezes não sabemos como transformá-los em verdadeiros objetivos , quando li esse texto de reflexão pensei, é exatamente o que preciso para o tema de hoje. Nossos sonhos são como castelos de areia que vamos construindo em nossas mentes, passo a passo, muitos se desfazem com as primeiras ondas, outros resistem um pouco mais, contudo todos terminam desfeitos. Mas não precisa ser assim, podemos transformar nossos castelos de sonhos em realidades, para tal, basta querermos. Hoje é sexta feira, então, vamos aproveitar nosso final de semana para descansar, repor energias e nos prepararmos para transformar nossos castelos  em realidades. Todos podemos ser ou ter o que queremos, por tanto,vamos começar fazendo um bom planejamento estratégico para atingir estes objetivos, esse é o primeiro passo.Se você não souber o caminho a seguir,não chegará a lugar algum.  Um maravilhoso final de semana para você! Você já tentou construir castelos na ...