Pular para o conteúdo principal

7 dicas para mulheres investirem de forma eficiente

Cresce no Brasil a parcela de mulheres que tomam a dianteira sobre como investir o dinheiro da família. Mas ainda falta educação financeira para fazer isso de forma eficiente

Anne Dias, da VOCÊ SA

























Segundo a economista Alexandra Almawi, da Lerosa Investimentos, "As mulheres são mais detalhistas e costumam perder menos dinheiro"

São Paulo - Contratar mais mulheres. Essa foi uma das recomendações da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, para que o setor financeiro se fortaleça e evite novas crises.
"Os bancos iriam se beneficiar da forma diferente de avaliar riscos que as mulheres podem trazer à mesa", afirmou Christine, em maio, durante palestra no 43º Simpósio da Universidade de Saint Gallen, na Suíça.
Christine, que já foi ministra de Finanças da França antes de se tornar a primeira mulher a dirigir o FMI, não é a única a defender as virtudes das mulheres na administração do dinheiro.
Esse pensamento também está presente no recém-lançado Warren Buffet  Investe Como as Mulheres (Saraiva), no qual a autora, Louann Lofton, defende que foi com um perfil normalmente associado às mulheres — negociar menos, não ser super confiante, evitar riscos, pesquisar exaustivamente onde irá investir e aprender com os próprios erros — que o mega investidor americano se tornou o quarto homem mais rico do mundo.
"As mulheres são mais detalhistas, avaliam mais os investimentos antes de tomar uma decisão e tendem a ser mais conservadoras que os homens, por isso costumam perder menos dinheiro", diz a economista Alexandra ­Almawi, da Lerosa Investimentos.
Essas características estão sendo observadas com atenção pelo mercado, já que a massa da renda feminina cresce em ritmo acelerado no Brasil. Neste ano, a renda total da população feminina no país deve atingir 1,01 trilhão de reais, o equivalente ao PIB da Suécia.
Para ter uma ideia do significado desse número, nos últimos dez anos a renda total da população feminina cresceu 83%, ante 45% da masculina — um reflexo do aumento da proporção de trabalhadoras com carteira assinada na população economicamente ativa. 
Com mais dinheiro na mão, e chefiando uma maior proporção de lares, elas começam a tomar a dianteira quando se trata de decidir como investir o dinheiro da família. Segundo dados de 2011 do Instituto Sophia Mind, 52% delas poupam ou investem parte da renda.
Se primam por algumas qualidades, também tropeçam em alguns erros básicos, como não saber comparar taxas de juro quando precisam se endividar, e confessam sua carência quando o assunto é educação financeira — 50% sentem que têm de aprender muito mais sobre o assunto. Portanto, procure livros e se informe pela internet. Depois disso, vale falar com o gerente. 
Para ficar melhor
Conheça algumas dicas que podem melhorar seu desempenho financeiro
1 Seja menos conservadora
Em geral, as mulheres são mais conservadoras e arriscam menos, porque temem que alguma coisa ruim possa acontecer (como desemprego ou doença). Por isso, a caderneta de poupança é o investimento preferido por 76% delas. Mas há alguns investimentos, como títulos públicos, que são uma alternativa mais rentável que a poupança.
2 Aumente sua educação financeira
Sete em cada dez brasileiras admitem ter dificuldade para entender as diversas opções de investimento. Muitas mulheres não investem em fundos multimercados — atrelados a juros, dólar ou ações — por desconhecimento. Se soubessem que a gestão desses fundos é transparente e tem fiscalização da CVM, talvez mudassem de ideia.
3 Continue sendo previdente
As mulheres costumam destinar maior porcentagem de seu rendimento mensal para a previdência privada. Enquanto os homens têm tíquete médio de até 7% de sua remuneração, o das mulheres fica entre 8% e 9%. Atualmente, dos 12 milhões de planos ativos, 42,3% têm mulheres como titular. Há dez anos a participação delas era de 35%.
4 Controle seus hormônios
Pesquisas mostram que no período da TPM as mulheres ficam mais nervosas e ansiosas. E o que fazem? Compras. Previna-se desse problema. "O ideal é não fazer compras quando se está triste, angustiada ou ansiosa", diz Roberta Omeltech, consultora financeira. Sentiu aquela tristeza chegando, saia de casa sem cartão de crédito ou cheque.
5 Escolha  suas dívidas
Se sabe que vai ser inevitável se endividar, busque as opções mais baratas, com os juros mais baixos, como o crédito consignado. "Sempre há uma alternativa mais barata do que o cartão de crédito e o cheque especial", diz o consultor de investimentos Marcelo de Líbero D’Agosto. Inclua a família nas medidas de economia.
6 Aprenda a negociar
Em várias partes do Brasil, como Manaus e Salvador, as mulheres formam o maior grupo de devedores, segundo dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Se a dívida foi inevitável, o jeito é negociá-la. Converse com o credor, peça desconto. Mostre-se interessada em solucionar a questão. E evite reincidir na dívida.
7 Revire seu guarda-roupa
Um dos grandes ralos do dinheiro feminino e motivo de endividamento são os gastos com roupa e beleza. Contrarie essa tendência tirando tudo do armário de tempos em tempos. Ao redescobrir a quantidade de peças que nunca usou, crescem as chances de reduzir os gastos. Pode acreditar, funciona.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

9 Coisas que pessoas de sucesso não fazem

Se você quer ser bem sucedido na vida, é muito provável que esta pergunta já tenha passado pela sua cabeça: “Qual é o segredo do sucesso?” Cada nicho tem a sua peculiaridade, mas é fato que as pessoas que alcançaram o tão sonhado sucesso possuem muitas características em comum. Uma boa maneira de começar a seguir o passo dessas pessoas é saber o que elas evitam ou não fazem de forma alguma. Afinal de contas, elas devem ter boas razões para isso… Veja 9 coisas que uma pessoa de sucesso não faz: 1- Não priorizam a perfeição Como é de conhecimento geral, dizemos que o perfeito não existe. No entanto, desenvolver um produto, serviço ou projeto que funcione da melhor forma possível é algo plenamente tangível. O grande problema, no entanto, é o tempo que isso demora para ser alcançado. Muitas empresas já perderam grandes oportunidades de mercado por não lançar um produto no momento certo achando que ele precisava de mais detalhes. Enquanto as pessoas que se prendem à perfe...