Pular para o conteúdo principal

Neta frequenta aulas da avó para incentivar alfabetização, em Vitória

Tenho sempre muito prazer em repassar através desse blog assuntos que são de grande importância para nosso desenvolvimento pessoal.
Quero contar com a participação de todos na sugestão de temas voltados a vida profissional ou científica. Então, aguardo sugestões.
Vamos ao assunto de hoje, na semana passada participei de um grupo de desenvolvimento pessoal onde foi levantado a fato de ser tão difícil vermos boas notícias nos jornais ou mesmo nas paginas da internet. 
Nosso grupo de estudo então, definiu que a cada nova reunião cada membro deverá trazer 3 notícias do bem.Como vocês já devem saber é difícil localizar esse tipo de notícia,para ter ideia levei duas horas pesquisando até encontrar uma que achei interessante e que demonstra a solidariedade.
Quero partilhar com vocês essa nova experiência, então a partir de hoje, pelo menos um dia da semana, incluirei uma matéria que chamarei de "Trabalhando pelo Bem". Espero que vocês gostem.

Idosa está inscrita no Vitória Alfabetizada e estuda à noite.
Programa quer acabar com analfabetismo na capital em 3 anos.

06/08/2013 
Fábio LinharesDo G1 ES com informações da TV Gazeta


A aposentada Joana Rosa, aos 63 anos, sabe as dificuldades de não saber ler e escrever, mas sabe também que nunca é tarde demais para começar a aprender. Ela faz parte de uma das turmas formadas com o programa Vitória Alfabetizada, que quer acabar com o analfabetismo na capital em três anos. E para fazer parte dessa conquista, o principal incentivo de dona Joana vem da neta de 13 anos, Anna Carolina Nogueira, que mesmo já sendo alfabetizada resolveu participar das aulas para acompanhar a avó.
Dona Joana lembrou como é difícil depender de outras pessoas até mesmo para pegar um ônibus. "Muitas vezes queria sair para ver alguma coisa e não sabia ler, até para pegar um ônibus era difícil. O estudo faz falta. É muito ruim depender dos outros", disse a aposentada.
A neta contou que a oportunidade de frequentar as aulas acabou se tornando um reforço escolar. "Comecei a frequentar as aulas para acompanhar minha avó, mas ficava sem fazer nada na sala de aula. Foi então que recebi uma ligação da professora me convidando para participar como aluna, e então serve como reforço para mim e também um incentivo para minha avó", contou Anna Carolina.
A turma que a aposentada e a neta participam estuda na Escola Municipal Ana Maria Chaves Colares, em Jardim Camburi, durante a noite. A dona de casa Fabiana Ozório é uma das colegas e contou que já sabe escrever o nome completo. Antes eu não sabia letra nenhuma, olhava para as palavras e era a mesma coisa que não ver nada. Comecei a trabalhar cedo, a sustentar minha família inteira, então nem eu e meus irmãos tivemos a oportunidade de estudar. Esse projeto é maravilhoso para pessoas como eu, que já tinha vontade de estudar mesmo mais velhas. Se eu aprender a ler e escrever, vou estudar até enquanto Deus me der saúde", disse.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento: Essencial para liderar mudanças

Texto: Equipe BVE & Conexus Content Company - 08/2015 Talvez você ainda não tenha parado para analisar desta maneira, mas uma das peças essenciais para o desenvolvimento das empresas é a busca pelo autoconhecimento por parte dos seus líderes.  Quando um executivo/empresário/profissional busca conhecer a si mesmo, sua capacidade de empatia aumenta significativamente e seu ego fica mais “controlável”, o que o torna um líder mais sensível e efetivo. Diante disso, não é exagero dizer que talvez a única ferramenta capaz de amenizar a má influência que o ego tende a ter numa situação de transformações e estresse corporativos é o autoconhecimento. De acordo com o vice-presidente de RH para a AL da Nextel, Américo Figueiredo, “as empresas com melhor compreensão da importância do ser humano integral, do homem atrás do profissional, já estão considerando o autoconhecimento como parte importante dos seus programas de desenvolvimento”.  Ele explica: “O autoconhecimento é uma viagem sol

O que é Dano existencial?

Os Cinco Pilares da Memória .

Por volta do ano 500 a.C., na Grécia Clássica, um boxeador chamado Scopas, ao alcançar a mais importante vitória de sua carreira, contratou o poeta Simônides de Ceos para escrever um hino, em seu louvor, que registrasse a conquista e fosse apresentado na festa comemorativa desse feito. Assim aconteceu. Apontado por alguns como o pai do iluminismo grego, Simônides não era um poeta qualquer. Platão o chamava de “homem sábio e divino” e Gotthold Lessing o intitulou como o “Voltaire grego”. Simônides, autor da frase “pintura é poesia silenciosa e poesia é pintura falante”, inspirou as teorias de Kandinsky sobre a relação entre espiritualidade e arte. O pintor russo, mais de dois milênios depois, desenvolveu a idéia do grego e, em seu livro “Do espiritual na Arte”, lançou a proposta de escutar, em um piano interno, a música de cada imagem. Segundo conta Cícero, quando Scopas percebeu que o poema que havia encomendado tinha dois terços de sua sofisticada retórica louvando os deuses de