Pular para o conteúdo principal

Cérebros de homens e mulheres têm drásticas diferenças de conexões

As mulheres não são muito boas em leitura de mapas, e os homens não são bons em multitarefas. À primeira vista, pode parecer um casal de velhos estereótipos veneráveis ​​em uma batalha dos sexos. Será?

Um novo estudo que examina a fiação neural do cérebro masculino e feminino concluiu que pode haver alguma verdade nas crenças comuns sobre as diferenças entre homens e mulheres.
O estudo, publicado no Proceedings of National Academy of Sciences, encontrou diferenças marcantes entre a maneira com que os cérebros dos homens e das mulheres estão conectados para funcionar.
O cérebro masculino, por exemplo, está conectado de frente para trás, com poucas conexões entre os dois hemisférios. Já nas mulheres, mais conexões se cruzam da esquerda para a direita.
E isso significa muita coisa. Explica, por exemplo, porque os homens geralmente têm uma maior facilidade em aprender e executar uma única tarefa, como andar de bicicleta, enquanto as mulheres são mais efetivas em “fazer mil coisas ao mesmo tempo”.
No estudo, um total de 949 indivíduos (521 mulheres e 428 homens) com idades entre 8 e 22 anos foram submetidos à imagem de tensor de difusão (DTI), uma sofisticada técnica de imagem à base de água que pode destacar e traçar as conexões do cérebro.
Como resultado, as mulheres ganharam uma maior pontuação em atenção, memória facial e de palavras, enquanto os homens obtiveram um melhor desempenho em velocidade de processamento espacial e sensório-motor.
“É surpreendente como os cérebros das mulheres e dos homens podem ser complementares”, disse Ruben Gur, membro da equipe de pesquisadores.
A descoberta pode ter importantes implicações na compreensão sobre as origens de transtornos neurológicos, que geralmente possuem uma tênue ligação com o sexo. [News.com.au]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento: Essencial para liderar mudanças

Texto: Equipe BVE & Conexus Content Company - 08/2015 Talvez você ainda não tenha parado para analisar desta maneira, mas uma das peças essenciais para o desenvolvimento das empresas é a busca pelo autoconhecimento por parte dos seus líderes.  Quando um executivo/empresário/profissional busca conhecer a si mesmo, sua capacidade de empatia aumenta significativamente e seu ego fica mais “controlável”, o que o torna um líder mais sensível e efetivo. Diante disso, não é exagero dizer que talvez a única ferramenta capaz de amenizar a má influência que o ego tende a ter numa situação de transformações e estresse corporativos é o autoconhecimento. De acordo com o vice-presidente de RH para a AL da Nextel, Américo Figueiredo, “as empresas com melhor compreensão da importância do ser humano integral, do homem atrás do profissional, já estão considerando o autoconhecimento como parte importante dos seus programas de desenvolvimento”.  Ele explica: “O autoconhecimento é uma viagem sol

CONAEDIR - CONGRESSO NACIONAL ONLINE

                                Conto com vocês para que esse congresso venha prestigiar!                                      ACESSE O LINK ABAIXO PARA INSCRIÇÕES                                                                               http://conaedir.com.br/marcia

Carta de um pai ao professor de seu filho

Atualíssima aos dias de hoje. Advogado e político, Lincoln foi 16º Presidente dos EUA “Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas, por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que, para cada egoísta, há também um líder dedicado. Ensine-lhe, por favor, que para cada inimigo haverá também um amigo. Ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada. Ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória; afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso. Faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales. Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa. Ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros. Ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os o