Pular para o conteúdo principal

Humanos podem entrar em chamas espontaneamente?

Em Galway, na Irlanda, Michael Faherty, de 76 anos de idade,  foi encontrado carbonizado em sua casa em dezembro de 2010. O médico legista concluiu que a morte de Faherty foi um raro caso de combustão humana espontânea – fenômeno onde um ser humano pega fogo sem uma causa aparente.
Em 1986, o corpo do bombeiro aposentado George Mott, de 58 anos,  foi encontrado carbonizado em seu apartamento, em Nova York. Tudo o que restava dele era uma perna, um crânio encolhido e pedaços de sua caixa torácica.
Esse ano, Danny Vanzandt, de 65 anos, foi encontrada queimada em sua casa, em Sequoyah County, no Oklahoma, sem sinais de queimaduras em móveis nas proximidades. A combustão espontânea era a suspeita, mas um recente relatório de um médico legista concluiu que Vanzandt morreu de um ataque cardíaco antes de acender um cigarro, que pode ter inflamado sua roupa.
E, em 1985, Frank Baker, afirmou que ele espontaneamente pegou fogo enquanto estava sentado em seu sofá. Ao contrário de outros, Baker viveu para contar a história.

Podem corpos humanos simplesmente explodirem em chamas, sem qualquer fonte externa de ignição? Ou poderia haver uma explicação mais mundana –  e científica – para o fenômeno?
Mais de 200 casos de combustão humana espontânea já foram relatados em todo mundo. A maioria envolve uma vítima queimando quase completamente (embora as suas extremidades, como os pés e mãos, geralmente permanecem intactas) enquanto os seus arredores não são atingidos pelo fogo.
A maioria dos cientistas rejeita a ideia de que os seres humanos possam pegar fogo sem um motivo aparente. Muitos casos envolveram vítimas que estavam sozinhas e perto de uma chama, como por exemplo um cigarro ou uma vela. Muitas vezes, as vítimas eram idosos ou embriagados e, portanto, incapazes de apagar as chamas.
Para que a combustão aconteça, são necessárias três coisas: muito calor, uma fonte de combustível e um agente oxidante, que geralmente é o oxigênio do ar. O corpo humano é composto em grande parte de água, o que o torna muito difícil de queimar. Alguns sugeriram que a gordura dentro do corpo pode atuar como uma fonte de combustível, e os cabelos ou a roupa da vítima podem agir como um pavio – através do conhecido efeito pavio. Conforme a gordura derrete, o corpo vai queimando de dentro para fora, deixando intacto o ambiente.
O biólogo e autor britânico Brian Ford tem uma teoria para explicar a origem das enigmáticas chamas. Em uma condição chamada cetose, o corpo humano produz pequenas quantidades da substância inflamável acetona. Ford acredita que quando uma pessoa está doente, ela pode produzir acetona o suficiente para que uma pequena faísca – talvez devido à eletricidade  estática – faça a pessoa entrar em chamas.
Outra teoria sugere que o metano acumulado nos intestinos pode de alguma forma inflamar.

Apesar dessas justificativas científicas, algumas pessoas afirmam que os casos de combustão humana não têm uma explicação racional. Para elas, a ideia mórbida de um ser humano misteriosamente  entrando em chamas é muito “sedutora” para que algo mundano a tenha feito.

Leia mais em http://misteriosdomundo.com/humanos-podem-entrar-chamas-espontaneamente#ixzz2sv2jz6ET



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O POTENCIAL DA INOVAÇÃO ABERTA: 6 LIÇÕES PARA GERAR MAIS RESULTADOS

   Texto:  Luis Marques   Innova Consulting   Sócio Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com  a inovação de uma empresa . Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem  inovação aberta . Como uma startup pode se benefic...

EU NÃO QUERO AS MELHORES PESSOAS, EU QUERO O MELHOR DAS PESSOAS _GESTÃO DE PESSOAS.

Outro dia quando ouvi alguém mencionar em uma reunião a ideia consagrada de que as melhores pessoas trarão os melhores resultados, resolvi prestar mais atenção e pensei: Será que eu sou a melhor pessoa para a minha empresa? E se não for? Como eu vou saber? Como eles vão saber?  Estas perguntas me atordoaram um pouco até que em um diálogo com gestores de outras empresas, muitos confessaram que se tivessem de passar pelo processo seletivo dos funcionários que eles contratam, provavelmente não seriam contratados.  Por causa disso, a reflexão bateu mais forte. Caramba, estas pessoas trouxeram a empresa até aqui, construíram coisas incríveis, alcançaram desafios insanos e revelam este episódio como se não houvesse um lugar para elas. Porque apenas as melhores pessoas são queridas nesta realidade e elas não se reconhecem como sendo uma delas.  Existem as pessoas melhores para cada diferente situação.”   Fiquei pensando que se existisse uma empresa que realme...

9 Coisas que pessoas de sucesso não fazem

Se você quer ser bem sucedido na vida, é muito provável que esta pergunta já tenha passado pela sua cabeça: “Qual é o segredo do sucesso?” Cada nicho tem a sua peculiaridade, mas é fato que as pessoas que alcançaram o tão sonhado sucesso possuem muitas características em comum. Uma boa maneira de começar a seguir o passo dessas pessoas é saber o que elas evitam ou não fazem de forma alguma. Afinal de contas, elas devem ter boas razões para isso… Veja 9 coisas que uma pessoa de sucesso não faz: 1- Não priorizam a perfeição Como é de conhecimento geral, dizemos que o perfeito não existe. No entanto, desenvolver um produto, serviço ou projeto que funcione da melhor forma possível é algo plenamente tangível. O grande problema, no entanto, é o tempo que isso demora para ser alcançado. Muitas empresas já perderam grandes oportunidades de mercado por não lançar um produto no momento certo achando que ele precisava de mais detalhes. Enquanto as pessoas que se prendem à perfe...