Pular para o conteúdo principal

Humanos podem entrar em chamas espontaneamente?

Em Galway, na Irlanda, Michael Faherty, de 76 anos de idade,  foi encontrado carbonizado em sua casa em dezembro de 2010. O médico legista concluiu que a morte de Faherty foi um raro caso de combustão humana espontânea – fenômeno onde um ser humano pega fogo sem uma causa aparente.
Em 1986, o corpo do bombeiro aposentado George Mott, de 58 anos,  foi encontrado carbonizado em seu apartamento, em Nova York. Tudo o que restava dele era uma perna, um crânio encolhido e pedaços de sua caixa torácica.
Esse ano, Danny Vanzandt, de 65 anos, foi encontrada queimada em sua casa, em Sequoyah County, no Oklahoma, sem sinais de queimaduras em móveis nas proximidades. A combustão espontânea era a suspeita, mas um recente relatório de um médico legista concluiu que Vanzandt morreu de um ataque cardíaco antes de acender um cigarro, que pode ter inflamado sua roupa.
E, em 1985, Frank Baker, afirmou que ele espontaneamente pegou fogo enquanto estava sentado em seu sofá. Ao contrário de outros, Baker viveu para contar a história.

Podem corpos humanos simplesmente explodirem em chamas, sem qualquer fonte externa de ignição? Ou poderia haver uma explicação mais mundana –  e científica – para o fenômeno?
Mais de 200 casos de combustão humana espontânea já foram relatados em todo mundo. A maioria envolve uma vítima queimando quase completamente (embora as suas extremidades, como os pés e mãos, geralmente permanecem intactas) enquanto os seus arredores não são atingidos pelo fogo.
A maioria dos cientistas rejeita a ideia de que os seres humanos possam pegar fogo sem um motivo aparente. Muitos casos envolveram vítimas que estavam sozinhas e perto de uma chama, como por exemplo um cigarro ou uma vela. Muitas vezes, as vítimas eram idosos ou embriagados e, portanto, incapazes de apagar as chamas.
Para que a combustão aconteça, são necessárias três coisas: muito calor, uma fonte de combustível e um agente oxidante, que geralmente é o oxigênio do ar. O corpo humano é composto em grande parte de água, o que o torna muito difícil de queimar. Alguns sugeriram que a gordura dentro do corpo pode atuar como uma fonte de combustível, e os cabelos ou a roupa da vítima podem agir como um pavio – através do conhecido efeito pavio. Conforme a gordura derrete, o corpo vai queimando de dentro para fora, deixando intacto o ambiente.
O biólogo e autor britânico Brian Ford tem uma teoria para explicar a origem das enigmáticas chamas. Em uma condição chamada cetose, o corpo humano produz pequenas quantidades da substância inflamável acetona. Ford acredita que quando uma pessoa está doente, ela pode produzir acetona o suficiente para que uma pequena faísca – talvez devido à eletricidade  estática – faça a pessoa entrar em chamas.
Outra teoria sugere que o metano acumulado nos intestinos pode de alguma forma inflamar.

Apesar dessas justificativas científicas, algumas pessoas afirmam que os casos de combustão humana não têm uma explicação racional. Para elas, a ideia mórbida de um ser humano misteriosamente  entrando em chamas é muito “sedutora” para que algo mundano a tenha feito.

Leia mais em http://misteriosdomundo.com/humanos-podem-entrar-chamas-espontaneamente#ixzz2sv2jz6ET



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobrança: Um breve resumo sobre prescrição de dívida.

Por Ubiratan Dib     É muito comum que tanto consumidores como profissionais da área de cobrança tenham dúvidas sobre o assunto prescrição de dívida, também popularmente conhecido como “caducar”. Vamos tentar esclarecer o assunto da forma mais didática e abrangente possível. Conforme definido pela legislação, a prescrição representa a perda do exercício de recorrer através de ação judicial – um direito que o credor tem em face ao devedor num determinado prazo. Para facilitar o entendimento, quando falamos, por exemplo, de um contrato de concessão de crédito, o prazo prescricional passa a ser contado a partir da inadimplência do devedor. E em relação ao famoso prazo de cinco anos que todos falam e comentam, ele existe mesmo? O credor não pode cobrar mais a dívida depois deste prazo? E o apontamento do nome do consumidor inadimplente, não pode ficar mais registrado nos órgãos de proteção ao crédito após este prazo? Sem dúvida, a mistura dos assuntos é a grande gerado...

As 6 regras comuns à pessoas de sucesso

Quem quer chegar ao sucesso na vida profissional deve ter as competências necessárias para alcançá-lo.   Procuro sempre ensinar aos meus alunos que, devemos ter sempre uma visão de futuro, sabermos onde pretendemos chegar e como vamos conseguir chegar lá.  Planejar é fundamental para conseguir atingir seus objetivos, mesmo quando as coisas não acontecem como planejamos é sempre melhor fazermos ajustes no meio do caminho do que andar sem rumo. Procure sempre ter um plano alternativo (Plano B), uma segunda opção pode devolvê-lo ao seu trajeto sem a perda do foco. A revista Exame.com, apresentou em uma matéria com a couch Sueli Volpiano e Eliane Figueiredo presidente do projeto RH, onde apresentam alguns aspectos que são comuns às pessoas bem sucedidas.  Independente da área de trabalho é possível encontrar certo padrão de atitude que impulsiona a escalada na carreira profissional. São citadas 6 regras comuns a pessoa de sucesso então está repas...

Castelos na Areia versus a Realidade

Todos nós temos sonhos e muitas vezes não sabemos como transformá-los em verdadeiros objetivos , quando li esse texto de reflexão pensei, é exatamente o que preciso para o tema de hoje. Nossos sonhos são como castelos de areia que vamos construindo em nossas mentes, passo a passo, muitos se desfazem com as primeiras ondas, outros resistem um pouco mais, contudo todos terminam desfeitos. Mas não precisa ser assim, podemos transformar nossos castelos de sonhos em realidades, para tal, basta querermos. Hoje é sexta feira, então, vamos aproveitar nosso final de semana para descansar, repor energias e nos prepararmos para transformar nossos castelos  em realidades. Todos podemos ser ou ter o que queremos, por tanto,vamos começar fazendo um bom planejamento estratégico para atingir estes objetivos, esse é o primeiro passo.Se você não souber o caminho a seguir,não chegará a lugar algum.  Um maravilhoso final de semana para você! Você já tentou construir castelos na ...