Todo empreendedor começa com uma boa
ideia, que vai sendo aprimorada e pode se transformar ou não em um negócio de
sucesso. Mas como fazer a diferença para aumentar as chances de tornar um sonho
em realidade?
Para não correr riscos, conheça 10
dicas para inovar e montar seu primeiro negócio.
1. Defina seu diferencial. Ter claro quais as
particularidades do seu produto ou serviço em relação à concorrência ajuda a
não criar algo muito parecido com o que já existe no mercado.
2. Enumere as necessidades, desejos ou
problemas que a sua ideia se propõe a resolver. Esteja atento às soluções que você
sugere. Se não houver motivos que incentivem as pessoas a consumirem seu
produto, por que elas vão investir tempo ou dinheiro nele?
3. Defenda sua proposta de forma clara. Criar maneiras de descrever com
precisão a sua ideia é importante para chamar a atenção e fazer com que as
pessoas se interessem pelo projeto.
4. Faça a lição de casa. Pesquise o mercado, fale com
consultores e, se possível, visite empresas do ramo. Chegando lá na frente você
não vai gostar de descobrir que alguém teve a sua ideia primeiro, vai?
5. Refaça a lição de casa. Mesmo que alguém não tenha pensado
no mesmo que você, é provável que existam produtos semelhantes que atendam às
necessidades do seu consumidor em potencial. Faça essa checagem e esteja aberto
a rever quais os seus diferenciais.
6. Restrinja o seu público alvo. Se a ideia é atingir todo mundo
logo no começo é provável que você esteja indo pelo caminho errado. Em um
primeiro momento, foque nos clientes que realmente teriam interesse pelo que você
quer oferecer.
7. Tenha certeza do que é necessário para
começar. Você vai precisar de
quais recursos? De um site? De um escritório? De uma equipe? E quanto tudo isso
pode custar? O processo para chegar a essa resposta costuma ser lento, por
isso, planeje-se desde o início.
8. Crie um protótipo. Em termos do desenvolvimento
de um produto essa etapa pode ser crítica, mas caso você tenha a ideia de
montar um novo serviço crie um mapa detalhado sobre os seus processos de
interação com o consumidor. Organizar sua ideia de forma clara deve ser um
exercício recorrente no processo de criação.
9. Faça contas. Nenhum planejamento pode ser
considerado completo sem uma análise financeira. Seja realista e projete gastos
futuros. Se precisar de ajuda, sem dúvida, procure um especialista.
10. Escreva seu plano dos sonhos. Por mais que alguns detalhes
possam parecer distantes e irrealizáveis no momento da criação da empresa,
guarde para si ideias que forem surgindo e tenha registrados seus planos para
consultas futuras.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
23/01/2014
2. Enumere as necessidades, desejos ou problemas que a sua ideia se propõe a resolver. Esteja atento às soluções que você sugere. Se não houver motivos que incentivem as pessoas a consumirem seu produto, por que elas vão investir tempo ou dinheiro nele?
3. Defenda sua proposta de forma clara. Criar maneiras de descrever com precisão a sua ideia é importante para chamar a atenção e fazer com que as pessoas se interessem pelo projeto.
4. Faça a lição de casa. Pesquise o mercado, fale com consultores e, se possível, visite empresas do ramo. Chegando lá na frente você não vai gostar de descobrir que alguém teve a sua ideia primeiro, vai?
5. Refaça a lição de casa. Mesmo que alguém não tenha pensado no mesmo que você, é provável que existam produtos semelhantes que atendam às necessidades do seu consumidor em potencial. Faça essa checagem e esteja aberto a rever quais os seus diferenciais.
6. Restrinja o seu público alvo. Se a ideia é atingir todo mundo logo no começo é provável que você esteja indo pelo caminho errado. Em um primeiro momento, foque nos clientes que realmente teriam interesse pelo que você quer oferecer.
7. Tenha certeza do que é necessário para começar. Você vai precisar de quais recursos? De um site? De um escritório? De uma equipe? E quanto tudo isso pode custar? O processo para chegar a essa resposta costuma ser lento, por isso, planeje-se desde o início.
8. Crie um protótipo. Em termos do desenvolvimento de um produto essa etapa pode ser crítica, mas caso você tenha a ideia de montar um novo serviço crie um mapa detalhado sobre os seus processos de interação com o consumidor. Organizar sua ideia de forma clara deve ser um exercício recorrente no processo de criação.
9. Faça contas. Nenhum planejamento pode ser considerado completo sem uma análise financeira. Seja realista e projete gastos futuros. Se precisar de ajuda, sem dúvida, procure um especialista.
10. Escreva seu plano dos sonhos. Por mais que alguns detalhes possam parecer distantes e irrealizáveis no momento da criação da empresa, guarde para si ideias que forem surgindo e tenha registrados seus planos para consultas futuras.
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