Pular para o conteúdo principal

Cinco sinais de que você está fazendo um Brainstorming errado.

O Brainstorming é um processo contínuo e analítico e precisa ser estruturado para que sempre aconteça de forma produtiva. Para que sua tempestade de ideias traga bons ventos, acompanhe algumas dicas que vão mostrar onde você está errando!

 Não proíba críticas em seu debate: Muitos gestores acham que  a presença de críticas no brainstorming pode causar receios para alguns participantes, no entanto, quando todas as ideias são permitidas existe a possibilidade de sugestões sem consenso dominarem a discussão.
Solução: Permita que críticas construtivas façam parte do seu debate, pois a crítica pode melhorar a quantidade e qualidade das ideias quando bem executada.

Tenha um briefing pronto: Muitos encontros são realizados sem saber exatamente o propósito da reunião, isso afeta o desenvolvimento das ideias antes e no momento do brainstorming.
Solução: Crie um briefing e distribua com antecedência para os participantes, assim as ideias podem ser preparadas, se concentrando melhor no problema.

Peça para que todos tragam ideias pensadas individualmente: Já reparou que as ideias mais consideradas do Brainstorming vêm exatamente dos colaboradores mais introvertidos? Isso ocorre porque de forma inconsciente as pessoas seguem as ideias dominantes, se sentido pressionados.
Solução: Quando as pessoas pensam sozinhas elas se sentem mais confiantes e podem contribuir mais potencialmente para o seu debate de ideias.

Não busque a solução em salas lotadas: Nem sempre quantidade quer dizer qualidade, neste caso desconsidere que “muitas cabeças” juntas pensam melhor do algumas. Em um compartilhamento excessivo de ideias, muitas delas serão improdutivas ou similares.
Solução: Selecione no máximo até 7 pessoas que estejam envolvidas no projeto e guie a conversa para que ela se torne um debate saudável, para começar você pode discutir as ideias propostas individualmente.

As ideias não vão surgir apenas em uma sala fechada:  Se a sua única forma de gerar novas ideias é por meio do brainstorming, você realmente está fazendo isso errado! Além de limitar a criatividade, você apenas a está solicitando quando uma necessidade surge, além de isolar outras possibilidades.

Solução: Faça experiências e atividades que envolvam toda a equipe, converse sempre com seus clientes e especialistas no assunto. Você ainda pode deixar uma caixa de sugestões visível no escritório, estas são ações simples e que valorizam a criatividade.
Devido às mudanças corporativas, inovar é sempre questão de tempo, então, faça encontros regulares e não espere a solução para todos os seus problemas já no primeiro dia.
O Brainstorming é uma ferramenta de interação  e não como muitos pensam somente um gerador de ideias,ela ajuda a modular confiança entre os colaboradores da sua equipe e contribui para um comprometimento profissional maior. 
fonte: novogestor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONAEDIR - CONGRESSO NACIONAL ONLINE

                                Conto com vocês para que esse congresso venha prestigiar!                                      ACESSE O LINK ABAIXO PARA INSCRIÇÕES                                                                               http://conaedir.com.br/marcia

Autoconhecimento: Essencial para liderar mudanças

Texto: Equipe BVE & Conexus Content Company - 08/2015 Talvez você ainda não tenha parado para analisar desta maneira, mas uma das peças essenciais para o desenvolvimento das empresas é a busca pelo autoconhecimento por parte dos seus líderes.  Quando um executivo/empresário/profissional busca conhecer a si mesmo, sua capacidade de empatia aumenta significativamente e seu ego fica mais “controlável”, o que o torna um líder mais sensível e efetivo. Diante disso, não é exagero dizer que talvez a única ferramenta capaz de amenizar a má influência que o ego tende a ter numa situação de transformações e estresse corporativos é o autoconhecimento. De acordo com o vice-presidente de RH para a AL da Nextel, Américo Figueiredo, “as empresas com melhor compreensão da importância do ser humano integral, do homem atrás do profissional, já estão considerando o autoconhecimento como parte importante dos seus programas de desenvolvimento”.  Ele explica: “O autoconhecimento é uma v...

9 Coisas que pessoas de sucesso não fazem

Se você quer ser bem sucedido na vida, é muito provável que esta pergunta já tenha passado pela sua cabeça: “Qual é o segredo do sucesso?” Cada nicho tem a sua peculiaridade, mas é fato que as pessoas que alcançaram o tão sonhado sucesso possuem muitas características em comum. Uma boa maneira de começar a seguir o passo dessas pessoas é saber o que elas evitam ou não fazem de forma alguma. Afinal de contas, elas devem ter boas razões para isso… Veja 9 coisas que uma pessoa de sucesso não faz: 1- Não priorizam a perfeição Como é de conhecimento geral, dizemos que o perfeito não existe. No entanto, desenvolver um produto, serviço ou projeto que funcione da melhor forma possível é algo plenamente tangível. O grande problema, no entanto, é o tempo que isso demora para ser alcançado. Muitas empresas já perderam grandes oportunidades de mercado por não lançar um produto no momento certo achando que ele precisava de mais detalhes. Enquanto as pessoas que se prendem à perfe...