O Brainstorming é um
processo contínuo e analítico e precisa ser estruturado para que sempre
aconteça de forma produtiva. Para que sua tempestade de ideias traga bons
ventos, acompanhe algumas dicas que vão mostrar onde você está errando!
➨ Não proíba críticas em seu
debate: Muitos gestores acham que a
presença de críticas no brainstorming pode causar receios para alguns
participantes, no entanto, quando todas as ideias são permitidas existe a
possibilidade de sugestões sem consenso dominarem a discussão.
Solução: Permita que críticas construtivas
façam parte do seu debate, pois a crítica pode melhorar a quantidade e
qualidade das ideias quando bem executada.
➨ Tenha um briefing pronto: Muitos encontros são realizados sem
saber exatamente o propósito da reunião, isso afeta o desenvolvimento das
ideias antes e no momento do brainstorming.
Solução: Crie um briefing e distribua com
antecedência para os participantes, assim as ideias podem ser preparadas, se
concentrando melhor no problema.
➨ Peça para que todos tragam
ideias pensadas individualmente: Já reparou que as ideias mais
consideradas do Brainstorming vêm exatamente dos colaboradores mais introvertidos?
Isso ocorre porque de forma inconsciente as pessoas seguem as ideias
dominantes, se sentido pressionados.
Solução: Quando as pessoas pensam sozinhas elas
se sentem mais confiantes e podem contribuir mais potencialmente para o seu
debate de ideias.
➨ Não busque a solução em salas
lotadas: Nem sempre quantidade quer dizer
qualidade, neste caso desconsidere que “muitas cabeças” juntas pensam melhor do
algumas. Em um compartilhamento excessivo de ideias, muitas delas serão
improdutivas ou similares.
Solução: Selecione no máximo até 7 pessoas que
estejam envolvidas no projeto e guie a conversa para que ela se torne um debate
saudável, para começar você pode discutir as ideias propostas individualmente.
➨ As ideias não vão surgir
apenas em uma sala fechada: Se a sua única forma de gerar
novas ideias é por meio do brainstorming, você realmente está fazendo isso errado!
Além de limitar a criatividade, você apenas a está solicitando quando uma
necessidade surge, além de isolar outras possibilidades.
Solução: Faça experiências e atividades que
envolvam toda a equipe, converse sempre com seus clientes e especialistas no
assunto. Você ainda pode deixar uma caixa de sugestões visível no escritório,
estas são ações simples e que valorizam a criatividade.
Devido às mudanças corporativas, inovar é sempre questão de
tempo, então, faça encontros regulares e não espere a solução para todos os
seus problemas já no primeiro dia.
O Brainstorming é uma ferramenta
de interação e não como muitos pensam somente um gerador de ideias,ela ajuda a modular confiança entre os colaboradores da sua equipe e contribui
para um comprometimento profissional maior.
fonte: novogestor
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